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A capacidade humana de reconhecer a emoção que vem da forma, do som, da cor, da harmonia de um gesto, ou da capacidade de expressão de um rosto foi se desenvolvendo aos poucos. Nas sociedades mais antigas, essas emoções estava misturadas a outras que diziam respeito, por exemplo, à religião e à pesquisa científica. A emoção que um egípcio sentia diante das pirâmides vinha provavelmente, tanto de sua forma como de sua devoção aos deuses e do respeito que tinha pelo faraó.

(Costa,2004)

Para a autora, ao contrário dos egípcios antigos, é possível ver beleza em um templo, independentemente da crença, apenas por sua
Barbosa (2012) expõe a concepção de história da arte que caracterizava o trabalho realizado no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), quando de sua atuação como diretora da instituição e da elaboração e divulgação da Abordagem Triangular: não adotamos um critério de historia da arte objetivo e cientificizante que seja apenas prescritivo, eliminando a subjetividade. Para a autora,
Na apresentação da Abordagem Triangular, Ana Mae Barbosa (2012) aponta a predominância no ensino das artes plásticas do trabalho em atelier, o fazer arte. Ainda que a proposta da Abordagem Triangular indica que, além do fazer, se desenvolva a leitura e o julgamento da qualidade das imagens produzidas por artistas ou do mundo cotidiano, Barbosa aponta a qualidade do exercício da produção em arte, na qual a criança
Para os PCN-Arte (1998), nos anos 1980, acompanhando o processo de democratização no país, desenvolve-se o movimento arte-educação. Segundo o documento, esse movimento

Na primeira metade do século XX, as disciplinas Desenho, Trabalhos Manuais, Música e Canto Orfeônico faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias.

(PCN-Arte,1997)


Segundo o documento, elas concentravam o conhecimento