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“Inicialmente dedicado à pesquisa cênica com o objetivo de renovacão da linguagem teatral (…), ao desenvolver seu teatro da espontaneidade – que questionava a tradição ocidental das convenções teatrais – terminou por descobrir o valor terapêutico do teatro na cura de distúrbios do comportamento. Essa descoberta o levou a empreender intensa investizacão do funcionamento psicológico humano e seus experimentos subsequentes lhe forneceram as bases para que viesse a propor a terapia psicodramática e, com ela, dois procedimentos psicoterápicos até então jamais utilizados: o psicodrama e o sociodrama.” (Japiassu,2001)


A proposta de abordagem teatral descrita por Japiassú é a elaborada por

A análise ativa formulada por Eugênio Kusnet no Brasil é considerada por Japiassú (2001) como um desdobramento do método sistêmico para formação teatral, elaborado por

“O diretor de teatro inglês Peter Brook diz que a beleza de uma peça está na qualidade e na perfeição que o público é capaz de identificar num simples gesto ou numa palavra. Afirma que, para ser arte, uma interpretação deve ser capaz de estimular a imaginação do público que a ela se entrega”. (Costa,2004)


Segundo Costa (2004), o que o autor procura mostrar é que

A invenção de novos equipamentos fáceis de serem utilizados – câmeras fotográficas, vídeos, sintetizadores, teclados eletrônicos – transformaram cada cidadão em um artista amador em potencial. Para Costa (2004), esse desenvolvimento se dá articulado a industria cultural, definida pela autora como
Experimentalismo, liberdade de traço e composição permitiram a descoberta do que há de artístico nas manifestações populares e na arte tradicional dos povos. Para Costa (2004), isso permitiu uma mudança no cenário artístico que promoveu a profissionalização de artistas de origem popular ou daqueles provenientes de atividades artesanais. Para a autora, isso ocorre graças