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A ausência de contato com padrões avaliativos da arte através da sua história impede que aquele que apenas realiza sua catarse emocional através da arte seja capaz de ser um consumidor crítico da arte não só de agora mas da arte do futuro também. (Barbosa,2012)


A partir do excerto, conclui-se que, para a autora,

Uma influência importante na Abordagem Triangular é o trabalho de David Thistlewood, envolto em um campo de pesquisa abrangente, composto por uma variedade de objetivos e métodos relacionados à apreciação da arte. (Rita Bredariolli, In: Barbosa e Cunha,2010)


Esse campo de pesquisa é denominado

Rita Bredariolli (In: Barbosa e Cunha,2010) aponta que “a ‘leitura’, aliada à contextualização daquilo que é ‘lido’, deve ser entendida como ‘questionamento, busca, descoberta’, e não como preleção discursiva, um equívoco interpretativo (…)”. Para a autora, essa abordagem guarda a ideia de pedagogia problematizadora de
Desde 1948, havia um movimento no Brasil bastante ativo que tentava desenvolver a autoexpressão da criança e do adolescente por meio do ensino das artes. (Barbosa, 2012). Esse movimento era denominado

Segundo Barbosa (2012), em 1971 a Lei Federal n° 5.692, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, “estabeleceu uma educação tecnologicamente orientada que começou a profissionalizar a criança na sétima série, sendo a escola secundária completamente profissionalizante. Esta foi uma maneira de proporcionar mão de obra barata para as companhias multinacionais que adquiriram grande poder econômico no país sob o regime da ditadura militar (1964 a 1983). No currículo estabelecido em 1971, as artes eram aparentemente a única matéria que poderia mostrar abertura em relação às humanidades e ao trabalho criativo, porque mesmo filosofia e história foram eliminadas do currículo”.


Para a autora, no que diz respeito à oferta de cursos de arte-educação, no mesmo período,