Filtrar


Questões por página:
Na década de 1920, o sociólogo húngaro Karl Mannheim (1893-1947) fez a distinção entre “ideologia” e “utopia”, em sua obra publicada em 1929, Ideologia e utopia. Mannheim afirmou que utopias seriam ideias, concepções ou teorias que aspiram à construção de outra realidade social. Acompanhando, de modo geral, o sentido empregado por Mannheim para ideologia, é correto afirmar que:
Fundada no início do século XX, a “Escola de Frankfurt é conhecida por desenvolver a Teoria Crítica da Sociedade, que se distingue da Teoria Tradicional por sua abordagem dialética e crítica” (SENO,2024). Como principais teóricos da escola, estão intelectuais como Max Horkheimer, Theodor Adorno, Herbert Marcuse e Erich Fromm. Com relação às posições teóricas e/ou obras dos integrantes desta escola, marque a alternativa correta.
No debate sociológico, a partir da década de 1970, os estudos das relações entre as diversas sociedades e o meio ambiente passaram a compor o que se chamou de Sociologia ambiental. De acordo com os sociólogos Gustavo Ferreira da Costa Lima e Fátima Portilho, a Sociologia ambiental emerge no contexto de movimentos que criticavam a depredação de recursos naturais e constatavam cientificamente as duras consequências ambientais dos processos de desenvolvimento econômico e do uso de tecnologias predatórias. No contexto da formação da Sociologia ambiental, marque a alternativa correta.
É “caracterizado pelo desaparecimento do mercado de trabalho de profissões ou funções em razão do avanço tecnológico, tornando cada vez mais alto e contínuo o percentual da população desempregada. Um exemplo dessa mudança no mercado de trabalho é o desaparecimento da função de torneiromecânico” (OLIVEIRA,2025, p.147). O excerto apresenta consequências resultantes da aplicação da metodologia do modelo de produção:
Na década 1970, o modelo fordista de produção começou a entrar em crise, em virtude do esgotamento dos mercados por razão da superprodução, o que acarretou, consequentemente, a diminuição da lucratividade. Um novo formato de organização da produção, implementado pela montadora de automóveis japonesa Toyota Motor Company, fundada em 1937, foi adotado e preconizava uma mudança sem precedentes na organização do trabalho e que trouxe para o trabalhador consequências. Neste sentido, marque a alternativa correta.