Filtrar


Questões por página:
O processo de Intervenção Fonoaudiológica nos transtornos de linguagem oral e escrita deve incluir o planejamento e a definição das habilidades que devem ser trabalhadas. Quando o fonoaudiólogo estimula a compreensão e produção de: enunciados com base em morfemas que indicam plural; enunciados utilizando conectivos; frases (duas palavras, sem verbos ou locução verbal); e instruções simples (uma ação); ele busca desenvolver habilidade linguística:
A paralisia ou paresia de prega vocal ocorre por comprometimento do nervo vago, X par craniano. As manifestações vocais dependem da localização da lesão ao longo do trajeto do nervo e se o comprometimento é uni ou bilateral. Pacientes com lesão no nervo laríngeo recorrente (ramo do nervo vago) apresentam característica de:
Um falante não fluente possui mais conteúdo (por exemplo: substantivos e verbos) do que palavras funcionais (por exemplo: conjunções, preposições e artigos) presentes na sua fala. Esse sintoma de afasia é chamado de agramatismo, o que significa literalmente “sem gramática”. Assinale o tipo de afasia que apresenta como características distintiva de linguagem o agramatismo.
O véu palatino, ou palato mole, é uma estrutura de três camadas: a camada mais profunda, que é a aponeurose palatina; a camada intermediária; e a camada superficial do véu palatino. A maior parte do tecido muscular velar fica confinada à sua região média. O músculo que forma a maior parte do tecido muscular do véu palatino é o:
Todos os músculos laríngeos intrínsecos recebem sua inervação motora de um ou dois ramos do nervo vago (nervo craniano X). O músculo inervado pelo ramo do nervo vago denominado nervo laríngeo superior é conhecido como: