Filtrar


Questões por página:
O pensador alemão Rudolf Otto entende que a religião não é uma experiência apropriada e explicada racionalmente, mas uma experiência do sagrado, presente na própria consciência do ser humano. Para Otto, o sagrado como um ser “completamente outro” pode ser entendido como
Uma experiência religiosa tende a estruturar-se para que possa continuar subsistindo historicamente; deve institucionalizar sua oferta de salvação. A sequência desse percurso de institucionalização religiosa pode ser traçada, segundo a tipologia weberiana, como:
Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. Segundo Max Weber, o cristianismo não só passou por um processo interno de racionalização, mas forneceu elementos éticos importantes para a racionalização da sociedade ocidental de um modo geral. O resultado dessa história de racionalização virou, de certa forma, contra a própria religião, na medida em que provocou aquilo que Weber chamou de _______________, isto é, a morte da visão mágica do mundo.
Assinale a alternativa que apresenta a experiência religiosa tão cara aos fenomenólogos – como Rudolf Otto, Roger Caillois, Mircea Eliade, Aldo Natale Terrin e tantos outros – ao caracterizarem o fenômeno religioso e sua inseparabilidade dessa experiência religiosa fontal que, segundo eles, é o fulcro da religião.
Tendo como eixo aglutinador o princípio da finalidade do ritual, assinale a alternativa que apresenta apenas ritos expiatórios.