Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Para começar”: Desejou ter a beleza de uma árvore frondosa tatuada nas costas, copa espraiada sobre os ombros. Temendo, porém, o longo sofrimento imposto pelas agulhas, mandou tatuar na base da coluna, bem na base, a mínima semente. (6º parágrafo)
Fica implícita, na narrativa, a esperança de que a tatuagem da árvore cresça sozinha, sem agulhas, a partir da tatuagem da semente. (7º parágrafo)
O implícito é uma informação que pode ser depreendida do texto, ainda que não esteja efetivamente enunciada.
A existência de uma “esperança” implícita, como propõe Gustavo Bernardo, pode ser corroborada pela seguinte expressão presente no miniconto:
mostrar texto associado
Ao apresentar e comentar as questões do vestibular da Uerj, o autor exemplifica certa concepção de leitura, que pode ser descrita como:
mostrar texto associado

Com base no fragmento a seguir, responda à questão.

A querida leitora e o querido leitor talvez esperem que eu passe a listar vários exemplos soltos de metonímia. Entretanto, é o que estou tentando não fazer, porque não compreendemos a metonímia e as demais figuras de linguagem, bem como qualquer conteúdo programático, apenas decorando listas de frases soltas e descontextualizadas. (5º parágrafo)

Tal prática pedagógica, criticada pelo autor, tende a privilegiar uma concepção de ensino de língua que se caracteriza sobretudo por:

mostrar texto associado

Com base no fragmento a seguir, responda à questão.

A querida leitora e o querido leitor talvez esperem que eu passe a listar vários exemplos soltos de metonímia. Entretanto, é o que estou tentando não fazer, porque não compreendemos a metonímia e as demais figuras de linguagem, bem como qualquer conteúdo programático, apenas decorando listas de frases soltas e descontextualizadas. (5º parágrafo)


No fragmento, Gustavo Bernardo manifesta um ponto de vista acerca de certa prática que costuma estar presente em sala de aula.
Esse ponto de vista é apresentado por meio do seguinte procedimento de articulação de ideias:
mostrar texto associado
A função despertadora das metonímias fica nítida quando percebemos que elas não se restringem a palavras e frases: muitos gestos são igualmente metonímicos. (4º parágrafo)
No trecho, os dois-pontos possuem papel coesivo, expressando o valor semântico equivalente ao do seguinte conectivo: