Filtrar


Questões por página:
De acordo com Goldschmied, o atendimento em creches deve ser concebido como um espaço educativo singular, que articula cuidado, afeto e aprendizagem de forma integrada. Considerando a perspectiva das autoras, assinale a alternativa que está de acordo com a concepção defendida por elas.
O RCNEI - Referencial Curricular para Educação Infantil concebe identidade e autonomia como dimensões indissociáveis da formação pessoal e social da criança, construídas no entrelaçamento de cuidado, convivência e brincadeira, em contextos atravessados pela diversidade cultural. À luz desse marco, assinale a alternativa inteiramente compatível com o documento.
Na obra Encontros e Desencontros na relação família-escola, Zymanski evidencia que a relação família-escola é marcada por um campo de tensões entre encontros e desencontros, mas também por possibilidades de construção conjunta. Sobre esse assunto, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F):

(__)Zymanski ressalta que a família é o primeiro espaço de socialização, onde se transmitem valores, normas, afetos e expectativas. Já a escola constitui-se como espaço institucionalizado, responsável pela sistematização do conhecimento e pela formação cidadã. Nesse diálogo, surgem os "encontros", quando há cooperação e alinhamento entre as práticas familiares e escolares, potencializando o desenvolvimento da criança.

(__)Um ponto central da reflexão da autora é a desigualdade social. Famílias de diferentes contextos socioeconômicos possuem distintos capitais culturais, o que impacta diretamente na relação com a escola. Muitas vezes, a instituição escolar não reconhece ou não valoriza os saberes familiares, impondo modelos hegemônicos de participação e reforçando barreiras entre famílias populares e a escola.

(__)Zymanski afirma que o professor é o protagonista da relação aluno e família na escola. Nesse sentido, cabe ao docente intermediar o diálogo com a família e, ao mesmo tempo, preservar a autonomia social da escola. Para isso, é necessário reconhecer que a maioria das famílias desestruturadas ou desinteressadas dificilmente contribuirá para o processo educativo, sendo papel da escola compensar essas ausências.

A sequência CORRETA é:
Uma escola pública em região periférica vivencia episódios sistemáticos de violência entre estudantes, incluindo agressões físicas, cyberbullying e exclusão social de alunos com deficiência e LGBTQIA+. Durante reunião do conselho escolar, emergem três perspectivas: (1) implementação de câmeras e revista em mochilas; (2) criação de assembleias estudantis e círculos restaurativos; (3) parceria com a polícia militar para palestras sobre consequências legais da violência. Considerando a análise de Morais em Violência e Educação sobre a dialética entre violência institucional e violência simbólica, assinale a alternativa CORRETA.
Uma professora de Ciências do 5º ano pergunta a um aluno: "Por que você acha que a lua aparece à noite?" O aluno responde: "Porque ela tem luz própria, mas só gosta de brilhar quando o sol se esconde."
A professora sorri e registra a fala, mas não corrige de imediato, pois considera que a resposta expressa um modo específico de pensar. Ela planeja propor experiências e debates para que os alunos confrontem hipóteses diferentes sobre o fenômeno. Com base na leitura piagetiana apresentada por Seber: