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A Escolinha de Arte do Brasil alterou o panorama do ensino artístico de sua época, multiplicando as experiências na área de arte e educação em diversas regiões do país. Sua criação está na base do Movimento Escolinhas de Arte – MEA, que congrega diversas escolinhas de arte, nos anos 1950,1960 e 1970: a do Rio de Janeiro, a da Bahia e a do Recife, por exemplo. Conforme Ana Mae Barbosa, três mulheres fizeram das Escolinhas a grande escola modernista do ensino da arte no Brasil. São elas:
Em 1929, Nereo Sampaio, professor de desenho da Escola Normal do Rio de Janeiro, defendeu sua tese de cátedra, intitulada “Desenho espontâneo das crianças: considerações sobre sua metodologia”, onde enunciava o chamado método espontâneo-reflexivo para o ensino da arte. O método consistia em deixar a criança se expressar livremente, desenhando de memória, e depois fazê-la analisar visualmente o objeto desenhado para, em seguida, executar um segundo desenho integrando, neste último, elementos observados do objeto real. O autor apresenta em sua tese o referido método, tendo como pressuposto teórico as ideias de:
Os cursos de licenciatura em Educação Artística com duração de dois anos (licenciatura curta) foram instituídos com o objetivo de formação de professores “polivalentes”. Após este curso, o professor mantinha seus estudos em direção à licenciatura plena, com habilitação específica em Artes Plásticas, Desenho, Artes Cênicas ou Música. Estes cursos de licenciatura curta foram instituídos a partir de:
O ensino da arte concebido como ensino do desenho geométrico como preparação para o design, ou seja, com aplicação na indústria, foi defendido e colocado em prática no Brasil:
São considerados artistas modernistas brasileiros: