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No processo de aprendizagem é necessário desenvolver competências e habilidades, para que os alunos tenham capacidade para analisar, comparar e relacionar os conceitos e fatos como um processo necessário para a construção do conhecimento. É muito comum, todavia, professores confundirem, no planejamento de métodos pedagógicos, competências e habilidades. Entre uma das competências listadas nas orientações Curriculares do Ensino Médio está “Domínio de linguagens próprias à análise geográfica”. Entre as habilidades relacionadas a tal competência, pode-se citar:
Um professor promove um trabalho em grupo. Em uma folha de papel, os alunos devem desenhar um determinado espaço da escola obedecendo as noções de escala cartográfica. Um grupo terá que desenhar o campo de futebol, que é o maior espaço da escola, e outro grupo terá que desenhar uma sala de aula. Comparativamente, entre esses dois grupos, o que desenhará a sala de aula deverá usar a seguinte concepção de escala cartográfica:
Existe um caloroso debate sobre o Aquecimento Global, pois alguns cientistas defendem a ideia de que o homem não possui influência nenhuma nesse fenômeno. A grande maioria dos pesquisadores, contudo, afirma que as ações do homem são causas direta para as mudanças climáticas. A temática é tão importante que envolve as mais diferentes escalas, até políticas locais como tentativas de legislações globais. Atualmente, a grande maioria dos pesquisadores que defendem a ação do homem como importante causa do Aquecimento Global, apresenta a seguinte característica do fenômeno.
O Brasil possui mais de 5 mil municípios, cada um com um setor econômico mais importante. Segundo o IBGE, com dados do último ano de análise concluída - 2016, o setor da economia que predomina em mais de 50% dos municípios brasileiros, tendo assim significativa importância na distribuição de renda é:
Nas regiões equatoriais e nas áreas de clima úmido, com abundantes precipitações sazonais, é bastante comum a ocorrência de um processo que sofrem os solos ao serem lavados pelas águas das chuvas. Nas regiões intertropicais de clima úmido, tal processo pode gerar solos estéreis com pouco anos de uso. O termo que melhor define tal processo é: