Filtrar


Questões por página:
Em um Plano de Emergência Individual, considerou-se o seguinte cenário para o escoamento em um duto:

• Vazão mínima de operação: 2 L/s
• Vazão média de operação: 4 L/s
• Vazão máxima de operação: 6 L/s
• Tempo estimado para detecção do vazamento: 120 min
• Tempo estimado entre a detecção do derramamento e a interrupção da operação de transferência: 20 min
• Volume remanescente na seção do duto, após a interrupção da operação de transferência: 18.000 L

Qual é o volume do derramamento correspondente à descarga de pior caso (Vpc) desse duto, em L, para o Plano de Emergência Individual?
Em algumas épocas do ano ocorre uma estratificação térmica nos lagos, isto é, há uma variação entre as temperaturas de camadas superficiais e profundas.

                         

Após analisar a Figura do lago estratificado acima, conclui-se que o metalímnio está representado APENAS em
A Resolução Conama no 398/2008 dispõe sobre o conteúdo mínimo do Plano de Emergência Individual (PEI) para incidentes de poluição por óleo em águas sob jurisdição nacional e obriga a elaboração do plano para portos organizados, instalações portuárias, terminais, dutos, plataformas e respectivas instalações de apoio, bem como sondas terrestres, refinarias, estaleiros, marinas, clubes náuticos e instalações similares.
Segundo esse instrumento legal, o PEI deverá conter, no mínimo, alguns itens, entre os quais NÃO se incluem
A superfície terrestre apresenta em sua extensão uma grande diversidade de habitat em função das variações de clima, topografia, disponibilidade de nutrientes, entre outras. Tais fatos levam a uma variedade de seres vivos que se adaptam a essas condições locais e, dessa forma, o planeta pode ser dividido em biomas.

                                   

O bioma, apresentado na Figura acima em cor mais escura, é classificado como
Os recifes de corais resultam de uma simbiose entre pólipos e algas unicelulares e se formam em águas quentes e claras das regiões tropical e subtropical. São ecossistemas antigos, diversificados e de grande produtividade que abrigam, aproximadamente, um quarto das espécies marinhas. Esses recifes são vulneráveis aos danos, pois crescem lentamente e são destruídos com facilidade. Além disso, florescem apenas em águas claras e rasas com salinidade constante e de temperaturas entre 18 e 30 ºC.
Entre os problemas ambientais decorrentes de atividades humanas atuais, NÃO constitui uma ameaça à biodiversidade dos recifes o(a)