Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Analise as sentenças a seguir de acordo com o texto:



I. O dançar, o cantar e o contar histórias são exemplos de experiências de vida que Krenak mobiliza para comparar, de alguma maneira, duas instâncias da nossa sociedade: a das pessoas comprometidas com o desenvolvimento, que levam a sério o fim do mundo, e a das pessoas hipnotizadas pelo prazer, pela vida desregrada e sem compromisso social.


II. Ainda que vivamos em um tempo especialista em destruir, de alguma forma, o sentido de viver em sociedade, há coletivos espalhados pelo mundo que resistem a essa vida sem sentido, indo na contramão de um mundo que, convencido de seu fim, não sonha mais, não constrói sentidos para o viver.


III. A humanidade que tem sido ofertada pelo nosso tempo é uma humanidade que não tolera o prazer. Para nos convencer a fazer parte dessa humanidade, o argumento está no fim do mundo, que se aproxima, logo, não há pelo que sonhar. Para Krenak, adiar o fim do mundo está em o ser humano não ceder a essa humanidade zumbi, mas resistir, tendo mais uma história para contar.



É correto o que se afirma em:

mostrar texto associado

Leia o excerto a seguir e analise as sentenças, registrando V, para verdadeiras, e F, para falsas:



"O tipo de humanidade zumbi que estamos sendo convocados a integrar não tolera tanto prazer, tanta fruição de vida".



(__) A palavra "zumbi" foi usada em sentido figurado, caracterizando e restringindo o substantivo "humanidade", ou seja, aquela que apenas vagueia na vida, que está morta-viva, à espera do fim.


(__) Nesse contexto, o verbo "convocar" (no particípio, "convocados") tem como sinônimo o verbo "invocar", o qual pode substitui-lo mantendo o sentido: "O tipo de humanidade zumbi que estamos sendo invocados a integrar..."


(__) A palavra "fruição" foi usada adequadamente e tem o sentido de "desfrute, proveito, gozo, prazer".



Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

mostrar texto associado

Leia o excerto:



"E a minha provocação sobre adiar o fim do mundo é exatamente sempre poder contar mais uma história. Se pudermos fazer isso, estaremos adiando o fim."



(__) A expressão "contar mais uma história" se refere a uma vida com sentido, pois, para contar mais uma história é preciso viver, o que, de acordo com o texto, pede de nós movimento, vida em sociedade, sonhos.


(__) A palavra "sempre" é um advérbio, desempenhando a função de adjunto adverbial. No caso do excerto, ele modifica a locução verbal "poder contar", conferindo-lhe uma noção de constância, de continuidade. Essa construção estabelece o sentido pretendido por Krenak de que, contando mais uma história continuamente, adiamos o fim do mundo.


(__) A locução verbal "estaremos adiando" (estar + gerúndio) é comumente usada em textos orais, como é o caso da palestra. Ela poderia ser substituída por "adiaremos", mantendo o sentido do texto.



Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

A construção de uma prática educacional orientada por princípios éticos exige do professor uma postura que transcenda a mera transmissão de conteúdos, integrando-se ao projeto pedagógico da escola como agente de transformação social. Considerando os fundamentos da ética profissional docente e sua aplicabilidade no cotidiano escolar, o princípio que deve fundamentar prioritariamente a atuação do professor diante de situações que envolvam conflitos entre interesses individuais dos estudantes e normas institucionais é:
No contexto educacional contemporâneo, as relações humanas estabelecidas no ambiente escolar são fundamentais para a efetivação de práticas pedagógicas transformadoras. Considerando os fundamentos teóricos sobre intersubjetividade, clima organizacional e desenvolvimento profissional docente, analise as afirmativas a seguir sobre os princípios que sustentam relações humanas saudáveis e produtivas no ambiente escolar:

I. A construção de um ambiente educativo interdisciplinar pressupõe a eliminação das barreiras entre pessoas antes mesmo da integração formal entre disciplinas, fundamentando-se no reconhecimento mútuo de competências e limites, na valorização recíproca e na capacidade de questionamento constante das próprias posições assumidas.
II. O desenvolvimento de relações humanas pautadas na racionalidade comunicativa requer a superação do paradigma da subjetividade pelo paradigma da intersubjetividade, reconhecendo que o espírito subjetivo obtém sua estrutura a partir do engajamento em relações entre sujeitos socializados.
III. A construção de um projeto pedagógico coletivo dispensa a explicitação de projetos pessoais de vida dos educadores, uma vez que a dimensão institucional deve prevalecer sobre as trajetórias individuais para garantir a coesão organizacional.

É correto o que se afirma em: