Questões de Concurso
Filtrar
427.284 Questões de concurso encontradas
Página 614 de 85.457
Questões por página:
Questões por página:
A formação do aluno jamais acontecerá pela assimilação de discursos, mas sim por um processo microssocial em que ele é levado a assumir posturas de liberdade, respeito, responsabilidade, ao mesmo tempo em que percebe essas mesmas práticas nos demais membros que participam deste microcosmo com que se relaciona no cotidiano. Uma aula de qualquer disciplina constitui-se, assim, em parte do processo de formação do aluno, não pelo discurso que o professor possa fazer, mas pelo posicionamento que assume em seu relacionamento com os alunos, pela participação que suscita neles, pelas novas posturas que eles são chamados a assumir.
ALVES, N.; GARCIA, R, L. O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A,2002, p.20.
O trecho em destaque faz alusão a uma concepção de ensino que
ALVES, N.; GARCIA, R, L. O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A,2002, p.20.
O trecho em destaque faz alusão a uma concepção de ensino que
Um dos princípios orientadores da organização da educação nos estabelecimentos de ensino brasileiros é o da gestão democrática.
Assinale a opção que não está em conformidade com esse princípio.
Assinale a opção que não está em conformidade com esse princípio.
Sobre a etapa do ensino fundamental no contexto da Educação Básica, é correto afirmar que.
O ideário freireano insistia na ideia de que todo ato educativo é um ato político e que o “educador humanista revolucionário”, ombreado com os oprimidos, deveria colocar sua ação político-pedagógica a serviço da transformação da sociedade e da “criação do homem novo”.
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História da educação brasileira [livro eletrônico].1. Ed. São Paulo: Cortez,2021.
A respeito da proposta pedagógica de Paulo Freire, assinale a opção correta.
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História da educação brasileira [livro eletrônico].1. Ed. São Paulo: Cortez,2021.
A respeito da proposta pedagógica de Paulo Freire, assinale a opção correta.
Sabemos que a aprendizagem é um processo de assimilação de conhecimentos escolares por meio da atividade própria dos alunos. Podemos dizer, agora, que essa atividade é o estudo dos conteúdos das matérias e dos modos de resolver as tarefas práticas que lhes correspondem. Os conteúdos representam o elemento determinante em torno do qual se realiza a atividade de estudo. A aprendizagem não resulta apenas de necessidades e interesses internos da criança, nem é um processo no qual as crianças escolhem o que querem fazer; é, antes, um processo no qual elas vão desenvolvendo e modificando suas forças físicas e mentais por influência de conhecimentos e atividades vindos de fora, da experiência humana acumulada pelas gerações ao longo da História.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez,2017, p.143.
De acordo com o trecho supracitado, é correto afirmar que
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez,2017, p.143.
De acordo com o trecho supracitado, é correto afirmar que