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O Ensino Religioso, conforme a proposta da Base Nacional Comum Curricular do Ministério da Educação, traduz pedagogicamente em processos de aprendizagem:

I. os conhecimentos transversais das Ciências da Religião, articulados em unidades temáticas que tratam de identidades e alteridades, do humano e de sua transcendência.
II. as manifestações religiosas, os conhecimentos simbólicos e espirituais, entendidos como bens simbólicos resultantes da busca humana por respostas aos enigmas do mundo, da vida e da morte.
III. as crenças religiosas e filosóficas de vida, práticas éticas religiosas e não religiosas, assim como saberes, mitologias, movimentos e princípios éticos e morais.

Está correto o que se afirma em
A partir da Lei n.9.475/97, o Ensino Religioso passou a ser considerado um componente curricular responsável por assegurar o conhecimento e o respeito à diversidade religiosa. As Ciências da Religião são a área de conhecimento que passou a respaldar esses conteúdos.

Com base na normativa citada, é correto afirmar que o Ensino Religioso
Leia o trecho a seguir sobre o ensino religioso.

O Ensino Religioso é compreendido como educação sobre a religiosidade humana, devendo tratar pedagogicamente do conhecimento espiritual que existe entre e para além de todas as tradições místicas, religiosas e não religiosas, tematizando seus conteúdos simbólicos nos espaços e tempos sagrados, bem como os valores que as espiritualidades, na prática, desenvolvem através da história. Trata-se, então, de comparar criticamente e interpretar os fatos – também religiosos – nos seus contextos históricos, em busca de significados mais profundos para esse patrimônio cultural da humanidade que são as espiritualidades filosóficas e religiosas.

ARAGÃO, G.; SOUZA, M. Transdisciplinaridade, o campo das Ciências da Religião e sua aplicação ao Ensino Religioso. Estudos Teológicos, São Leopoldo, 2018, v.58, n.1, p.43.

As afirmativas a seguir caracterizam corretamente as dimensões do Ensino Religioso, com base no trecho, à exceção de uma. Assinale-a.
As matrizes africanas originaram diversas formas de manifestações sagradas. No Brasil, além do candomblé e da umbanda, existem adeptos de tradições como jarê, terecô e xangô, entre outros, que se diferenciam quanto a rituais e história, ainda que compartilhem influências e filosofias vindas da África.

A respeito das religiões de matriz africana, assinale a afirmativa que descreve corretamente uma de suas características.
Em janeiro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.519, que instituiu o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, a ser comemorado anualmente em 21 de março.
Por “tradições das raízes de matrizes africanas e nações do candomblé” entende-se