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Cebraspe (cespe) - 2010 - ABIN - Oficial Técnico de Inteligência - Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
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Estando a comunicação, no terceiro setor, voltada à conscientização a respeito de problemas socioambientais, à promoção do engajamento nas ações, à capacitação de agentes e beneficiários, à difusão e troca de experiências, à formação do sentido social solidário e democrático e à promoção de políticas públicas, o plano de comunicação para o terceiro setor tem como premissas a construção participativa e o compartilhamento de conhecimentos para promover ação destinada ao bem de todos.
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A mobilização social é reconhecida como um ato de comunicação porque, envolvendo o compartilhamento, exige ações de comunicação em seu sentido mais amplo, o do diálogo. Assim, a prática da comunicação mobilizadora para as organizações do terceiro setor requer o estabelecimento de canais e meios de comunicação que permitam a reflexão e o debate pela busca conjunta de soluções efetivas para os problemas sociais.
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Briefing compreende o conjunto de informações detalhadas de uma demanda de comunicação e fundamentais para orientar o planejamento de comunicação, que deve conter, entre outras informações: o assunto ou objeto de que trata a demanda; a situação base com o problema, as causas e a necessidade de comunicação; o alinhamento da necessidade de comunicação às estratégias de marketing; o objetivo de comunicação; o público-alvo; a previsão de investimento na comunicação.
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Uma das formas utilizadas para definição da verba de comunicação de uma empresa é a provisão anual com base em percentual do faturamento. No âmbito das instituições públicas, a verba é definida a partir do planejamento estratégico anual de comunicação institucional com provisionamento de recursos no orçamento anual da instituição, que devem ser despendidos ao longo do ano com ações que envolvem propaganda, realização de eventos, assessoria de imprensa, patrocínio, relacionamento institucional, materiais promocionais e comunicação interna.
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Os objetivos de comunicação, relacionados à resposta cognitiva, afetiva e comportamental que se pretende do público-alvo, não servem como parâmetro de medição da eficácia do planejamento de comunicação, visto que estão alinhados aos objetivos de marketing, que, por sua vez, decorrem dos objetivos organizacionais definidos no planejamento estratégico.