70 Questões de concurso encontradas
Página 11 de 14
Questões por página:
Os trechos abaixo compõem um texto, mas estão desordenados. Ordene-os nos parênteses e assinale a opção correta.
( ) Em todos esses casos, os intelectuais falaram. Nos anos 50, eles foram a voz de uma nação ainda mergulhada nas névoas da consciência ingênua; nos anos 60, a de uma classe social que ainda não podia falar por si mesma; e nos anos 70, a de uma sociedade amordaçada.
( ) Ele não faltou também nos anos 60, quando os intelectuais, de modo geral, se tornaram marxistas e, pelo menos na variante gramsciana do marxismo, se percebiam como a consciência política do proletariado, como seus “intelectuais orgânicos”.
( ) Reconhecimento foi o que não faltou aos intelectuais nos anos 50, quando esses se viam e eram vistos como articuladores teóricos de um grande projeto nacional-desenvolvimentista, e sentiam-se investidos da missão histórica de ajudar a nação a passar do estágio da “consciência ingênua” para o da “consciência crítica”
( ) Não faltou reconhecimento, enfim, nos anos 70, quando os intelectuais passaram a representar a democracia, que entrara em eclipse com o advento do regime militar.
Os trechos abaixo constituem um texto. Assinale a opção em que o emprego dos sinais de pontuação está correto.
Assinale a opção em que a justificativa para o emprego da vírgula correspondente está incorreta.
A Justiça é, (1) antes de tudo, (1) uma preocupação antropológica e filosófica do homem. Resulta da consciência de sua dignidade e da dimensão ontológica do ser humano. Por sua dimensão ética, (2) o homem tem a noção do bem e do mal, (3) da verdade e do erro. É livre, tem livre arbítrio, (4) pois sabe quando está agindo com correção ou com erro. A Justiça nasce, subjetivamente, da verdade humana mais intrínseca, (5) de seu sentimento e de sua reflexão sobre o bem e sobre a verdade na sua relação com os outros homens.
(Oscar d’Alva e Souza Filho)
Os trechos abaixo compõem seqüencialmente um texto. Assinale a opção em que há erro morfossintático
Assinale a opção que corresponde a erro gramatical.
A literatura política moderna define o Estado como um conjunto de indivíduos que têm(1) a mesma origem étnica(2), cultural e histórica (povo) e que se estabeleceu em um determinado espaço físico (território) no qual(3) elegeu um governo civil soberano. Nessa definição teórica está conjugado(4) os principais elementos da sociedade política organizada denominada de Estado: o povo, o território e o governo soberano. Soberania significa a capacidade que tem o Estado de editar a lei e impor ao povo o seu cumprimento (soberania interna) e ainda fazer-se(5) respeitar no concerto externo das comunidades internacionais (soberania externa)
(Oscar d’Alva e Souza Filho)