Questões da prova:
FUNCAB - 2015 - PC-AC - Perito Criminal
limpar filtros
100 Questões de concurso encontradas
Página 11 de 20
Questões por página:
Questões por página:
O genoma humano é mais ou menos o mesmo em todas as pessoas, os mesmos genes estarão na mesma ordem com as mesmas regiões intergênicas os separando. Mas o genoma humano, bem como o dos demais organismos, contêm muitos polimorfismos, posições em que a seqüência de nucleotídeos não é a mesma em cada membro da população. Dentre os marcadores moleculares conhecidos, os a seguir incluem-se como os mais importantes para identificação de indivíduos (genetic fingerprinting), EXCETO:
Feminicídio é um termo utilizado para designar toda a violência contra mulher. O feminicídio não íntimo é cometido por alguém que não tenha relacionamento íntimo com a mulher. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a região da América Latina é uma das mais conturbadas por crimes como este: estupros, assédios e assassinatos, por discriminação de gênero. No caso do crime sexual, a identificação de sêmen ou esperma em amostras é indispensável para comprovar a penetração/ato sexual. Na análise forense a combinação de algumas técnicas é na maioria das vezes conveniente para alcançar esse objetivo. Sobre as diferentes técnicas para identificação de sêmen ou esperma é correto afirmar:
A entomologia é utilizada em investigação de tráfico de entorpecentes, maus-tratos, danos em bens, imóveis, contaminação de materiais e produtos estocados ou morte violenta, entre inúmeros outros casos que se apresentam no âmbito judicial. Os conhecimentos entomológicos podem servir de auxílio para revelar o modo e a localização da morte do indivíduo, além de estimar o tempo de morte ou intervalo pós mortem (IPM). A diferença na exploração do cadáver ao longo de cada etapa de decomposição e o conhecimento do tempo ocupado por cada estágio de desenvolvimento do inseto, associado a parâmetros abióticos como temperatura e umidade, permitem a utilização desses artrópodes para auxiliar na estimativa do IPM. Os insetos frequentemente utilizados nesses estudos são dípteros pertencentes às famílias:
A palavra alucinação significa, em linguagem médica, percepção sem objeto, isto é, a pessoa em processo de alucinação percebe coisas sem que elas existam. As alucinações podem aparecer espontaneamente no ser humano em casos de psicoses ou pelo uso de determinadas substâncias ou drogas alucinógenas. As reações psíquicas são ricas e variáveis. Alguns dos alucinógenos agem em doses muito pequenas e praticamente só atingem o cérebro e, portanto, quase não alteram nenhuma outra função do corpo: são os alucinógenos primários. Mas existem outras drogas que também são capazes de atuar no cérebro, produzindo efeitos mentais, mas somente em doses que afetam de maneira importante várias outras funções: são os alucinógenos secundários. No Brasil, a planta popularmente conhecida como trombeta (Datura suaveolens) sintetiza uma substância categorizada como alucinógeno secundário, denominada:
Uma máquina térmica ideal, trabalha realizando um ciclo de Carnot. Em cada ciclo o trabalho útil, fornecido pela máquina, é de 1500 J, se as temperaturas das fontes de calor são 227°C e 17°C, respectivamente. O rendimento dessa máquina é de: