80 Questões de concurso encontradas
Página 10 de 16
Questões por página:
A entomologia forense não se restringe à datação da morte. Entre outras questões, também auxilia na investigação de cenas de crimes com mortes violentas por avaliação e interpretação das evidências deixadas ou causadas por insetos. Com isso, fornece subsídios para a reconstrução dos processos sofridos pelo cadáver nos períodos peri-mortem e post-mortem.
J. R. Pujol-Luz et al. Cem anos da entomologia forense no Brasil (1908-2008). In: Revista Brasileira de Entomologia, 2008 (com adaptações).
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de evidências que podem ser extraídas da avaliação da atividade de insetos em um corpo.
Apesar do amplo conhecimento dos fenômenos cadavéricos, observa-se uma grande variabilidade com relação ao tempo de aparecimento desses fenômenos, pois estes sofrem influência de inúmeros fatores, sejam eles externos ou intrínsecos. Por isso, alternativas para estimar o tempo de morte vêm sendo buscadas e, entre elas, está a entomologia forense. Um caso resolvido com essa metodologia foi a de um menino desaparecido, que foi encontrado em avançado estado de putrefação e, associadas ao corpo e às roupas do menino, foram encontradas duas larvas vivas identificadas como Hermetia illucens (L.) (Diptera, Stratiomyidae), espécie que nunca havia sido relatada em investigação forense na América Latina. Com as análises subsequentes, foi possível estimar o tempo de morte do menino e propor uma linha de tempo dos fatos relacionados à morte.
J. R. Pujol-Luz et al. The black soldier-fly, hermetia illucens (diptera, stratiomyidae), used to estimate the postmortem interval in a case in Amapa State. Brazil: Journal of Forensic Sciences, v.53, p.476-8 (com adaptações).
Em casos que envolvem morte, como o relatado no texto, exemplos de famílias de insetos que são encontradas com mais frequência e em maior número são
A determinação do tempo de morte, o estudo da cronotanatognose, pode ser realizada por diversas metodologias. A mais clássica é a avaliação dos fenômenos cadavéricos, que são alterações que ocorrem no corpo após a morte. Entre essas alterações, está o rigor mortis, que se inicia, em média, de 2 a 4 horas após a morte e desfaz-se de 12 a 24 horas após o início do processo. O rigor mortis é um período de contração muscular intensa em decorrência de alterações químicas na musculatura, em especial a hidrólise do ATP do tecido muscular.
Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa que interpreta adequadamente ideias do texto.