60 Questões de concurso encontradas
Página 6 de 12
Questões por página:
Relacione as conjunturas políticas listadas na sequência 1 com as suas respectivas características assinaladas na sequência 2.
SEQUÉNCIA 1
1. O aparecimento de partidos como UDN, PSD, PCB e PTB representou o novo momento político vivenciado pelo país.
2. A política dos governadores foi a alternativa encontrada pelo presidente Campos Sales para criar uma espécie de “simbiose” política entre as elites regionais e a União.
3. A deposição de João Goulart dá início ao estabelecimento de uma nova ordem política com contornos mais nítidos a partir da publicação dos Atos Institucionais 2 e 3.
4. O pluripartidarismo alcançou uma escala até então jamais vista na história política brasileira. Vários setores da sociedade se faziam representar em siglas como PMDB, PT, PDS, PSDB, PDT dentre outras.
SEQUÉNCIA 2
a. Refere-se à experiência da redemocratização iniciada no princípio dos anos 1980.
b. Refere-se ao estabelecimento da ditadura militar no Brasil, período em que a experiência democrática iniciada a partir de 1946 tinha término.
c. Refere-se ao momento político vivenciado após a superação dos regimes totalitários, na 2ª Guerra Mundial. Os ventos democráticos dele decorrentes, no Brasil, também puderam ser sentidos.
d. Refere-se ao momento em que a as oligarquias de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul assumem uma oposição hegemônica no controle da máquina estatal federativa.
Assinale a alternativa CORRETA:
Leia as afirmações a seguir:
I. A onda cientifcista associada à modernização do país preponderava, em contradição, com o sistema de governo vigente.
II. A presença no país de várias matrizes do pensamento liberal, de modo geral, contrárias à forma vigente de governo.
III. Os confitos com a Igreja ultramontana agudizavam-se, devido a cada vez maior intromissão do Estado nas questões religiosas.
IV. O confito com o Paraguai foi responsável pela bancarrota dos recursos fnanceiros da monarquia, além de trazer à cena política os militares.
Os cenários acima descritos se associam a que contexto da História do Brasil?
Levando em consideração a presença da escravidão no Brasil colonial, analise a Veracidade (V) ou Falsidade (F) das proposições abaixo:
( ) Nos primeiros tempos da colonização, a mão-de-obra utilizada foi a indígena, notabilizando-se os bandeirantes paulistas na captura e comercialização dos chamados “negros da terra”. Com a introdução da mão-de-obra africana, não se abandonou por completo a escravização do índio, ainda que houvesse legislação proibitiva a esse respeito.
( ) Segundo um observador da época, os escravos “eram as mãos e os pés dos senhores”, isso porque de modo geral os colonos não eram afetos ao trabalho braçal, posto que sua pratica poderia imporlhes restrições a ocupação de postos de destaque na sociedade a que pertenciam.
( ) A Igreja combatia com veemência o uso do trabalho escravo africano na Colônia, sendo a atuação do Padre Vieira merecedora de destaque a esse respeito. Para Vieira, o batismo dos escravos na fé católica era motivo mais que justifcável para emancipa-los do cativeiro.
( ) A prática livre da alforria foi muito comum durante todo o período colonial e, era entendida, de forma geral, como uma ação caritativa. Fazia-se também uso da coartação, que consistia na concessão da liberdade mediante o pagamento em parcelas por parte do cativo. Quando o pagamento era fnalizado, o escravo recebia sua carta de liberdade.
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE os parênteses, de cima para baixo:
Leia, atentamente, o texto:
O dia em que o capitão-mor, Pedro Álvares Cabral, levantou a cruz, que no capítulo atrás dissemos, era 3 de maio, quando se celebra a invenção da Santa Cruz, em que Cristo Nosso Senhor morreu por nós, e por essa causa pôs nome à terra, que havia descoberto de Santa Cruz, e por esse nome foi conhecida muito anos. Porém, como o demônio, com o sinal da cruz, perdeu todo o domínio que tinha sobre os homens, receando também perder o muito que tinha nos dessa terra, trabalhou para que se esquecesse o primeiro nome, e lhe ficasse o de Brasil (...)
SALVADOR, Frei Vicente. História do Brazil (1500-1627).
Curitiba: Jurua, 2005, p.37.
Com base no trecho acima, é CORRETO afirmar que