limpar filtros
Questões por página:

Observe a charge.

Em dezembro de 2013, Nelson Mandela, prêmio Nobel da Paz, faleceu aos 95 anos de idade. Ele foi.

Cerca de seis mil pessoas deixam o país todos os dias por causa dos conflitos em que o país está envolvido há mais de dois anos, segundo dados oficiais da ONU. Os números divulgados, em dezembro de 2013, apontam para 1,8 milhão de refugiados vivendo nos países vizinhos, uma quantidade sem precedentes.

(http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/30069/crise+de+refugiados
+e+a+maior+do+mundo+desde+o+genocidio+de+ruanda.shtml. Adaptado)

O país onde ocorre, atualmente, o mais violento conflito da atualidade é:

O Senado uruguaio aprovou, nesta terça-feira (10.12.2013), um projeto de lei que representa uma experiência ainda inédita no mundo.

Segundo um representante do governo, “há uma boa possibilidade de que a iniciativa do Uruguai tenha um impacto similar na opinião pública da América Latina”.

(http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/12/uruguai-aprova-projeto-
-de-lei.html. Adaptado)

O projeto de lei destacado na notícia.

O acordo entre este país e o grupo de seis países conhecido como G5+1, que prevê a redução do programa nuclear em troca de alívio nas sanções econômicas, só foi assinado após meses de encontros secretos. [...].

A comunidade internacional também fica vetada de propor novas sanções relacionadas ao programa nuclear do país. Caso ele não cumpra com o acordo no período de seis meses, está sujeito a penalidades adicionais. O país, por sua vez, se comprometeu a desacelerar seu programa nuclear.

(http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2013/11/25/acordo-
-nuclear-com-foi-costurado-em-encontros-secretos-com-eua.htm. Adaptado)

A notícia refere-se ao acordo entre potências políticas e.

São Paulo pode se tornar o primeiro Estado do País a proibir a utilização de animais em pesquisas para o desenvolvimento de produtos cosméticos. A Assembleia Legislativa paulista aprovou, na última quarta-feira (12.12.2013), projeto de lei que proíbe a utilização, no âmbito do Estado, de animais para desenvolvimento, experimentos e testes de produtos cosméticos, de higiene pessoal, perfumes e seus componentes. A matéria depende agora da sanção do governador para virar lei.

(http://www.jb.com.br/pais/noticias/2013/12/12/sp-projeto-que-proibe-uso-
-de-animais-em-testes-para-cosmeticos-e-aprovado/)

O estopim para a criação do projeto de lei foi a.