50 Questões de concurso encontradas
Página 10 de 10
Questões por página:
Leia: “Isso sem falar naqueles que de pobres não têm nada". A respeito do termo acentuado, está correto afirmar que
“Esses fatos se repetem a cada dia, com o conhecimento de todo mundo, especialmente dos responsáveis pela aplicação da Justiça, mas nada é feito para evitá-los ou sequer reduzi-los." Analisando sintaticamente essa frase, pode-se afirmar:
I – Trata-se de um período composto por coordenação.
II – Trata-se de um período composto por subordinação.
III – O “mas" introduz uma oração coordenada sindética adversativa e o “ou", uma oração coordenada sindética alternativa.
IV – O “mas" introduz uma oração subordinada sindética adversativa e o “ou", uma oração subordinada sindética alternativa.
V – Como não há conjunções, as orações são sindéticas.
Estão corretas as afirmações feitas em:
A respeito dos depoimentos apresentados, está incorreto afirmar que a
Observe o uso do termo destacado nos trechos: “E é sobre isso que gostaria de falar (...) Agora mesmo, uma pesquisa feita pelo Datafolha deixou isso evidente." Analise as informações a seguir a respeito de tais termos:
I – Os ternos destacados são classificados como pronomes indefinidos.
II – Os termos destacados são classificados como pronomes demonstrativos de segunda pessoa.
III – O uso de pronomes dificulta o entendimento do texto, pois se perde seu referente.
IV – Ambos pronomes referem-se à impunidade no Brasil.
V – O primeiro “isso" refere-se aos advogados famosos que vão defender as pessoas importantes. Já o segundo refere-se a: “sentimento de grande parte da sociedade, que se sente acuada, assustada e, de modo geral, não confia na Justiça".
Estão corretas as proposições em:
Analise as informações e julgue se elas são condizentes ao texto e assinale a alternativa correta:
I – O autor acredita que o julgamento do mensalão seja importante para o país, mesmo com a demora para o início do processo.
II – Como os acusados são pessoas importantes, muitas manobras foram feitas para tentar impedir o julgamento, o que, para o autor, já constitui uma vitória da população contra a corrupção.
III – É muito provável que os acusados não sejam punidos, pois mais famosos e sagazes advogados do país foram contratados para defendê-los.
IV – No trecho: “Mas a proposta foi rechaçada e, assim, o julgamento prossegue", a conjunção coordenativa adversativa “mas" apresenta um valor de oposição e “assim", de explicação.
V – O autor revela sua opinião sobre a impunidade no Brasil, alegando que ela é muito comum no país, especialmente quando se trata de gente importante.
VI – O texto não é essencialmente opinativo, mas sim informativo, pois traz dados e informações.