Questões da prova:
FGV - 2010 - FIOCRUZ - Tecnologista em Saúde Pública - Biotecnologia em Animais de Laboratório II
limpar filtros
60 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 12
Questões por página:
Questões por página:
Sobre o controle genético de animais de laboratório, analise as afirmativas a seguir.
I. O controle genético é um conjunto de técnicas que nos permite verificar se os animais em uso ainda conservam as características genéticas originais da sua linhagem, ou que não tenham sofrido nenhuma troca ou contaminação genética de outra linhagem via cruzamentos acidentais.
II. O fundamento do controle da pureza genética consiste em analisar características qualitativas e quantitativas (enzimas, marcadores imunológicos e marcadores de DNA) e compará-los aos valores de referência estabelecidos internacionalmente para as linhagens isogênicas.
III. Em todos os casos, trata-se da utilização de marcadores polimórficos entre as linhagens para que se possa detectar contaminações ou cruzamentos acidentais. Assinale:
Sobre as atividades e projetos envolvendo animais geneticamente modificados da classe de risco 2, assinale a afirmativa incorreta.
No Art.25 da Resolução Normativa nº 2 que trata das atividades envolvendo animais geneticamente modificados de classe de risco 3, ficou estabelecido que essas atividades devem atender às exigências de biossegurança do NB-3 com alguns acréscimos.
Assinale a afirmativa que não faz parte destes acréscimos.
Sobre a biossegurança na manipulação de animais geneticamente modificados, analise as afirmativas a seguir.
I. A Resolução Normativa n.2, da Comissão Técnica Nacional em Biossegurança (CTNBio 2006), define os aspectos de instalações e equipamentos, bem como os procedimentos e práticas para atender os trabalhos em contenção.
II. A Resolução Normativa n.2, da Comissão Técnica Nacional em Biossegurança (CTNBio 2006), estabelece que as instalações de contenção para atividades e projetos com animais geneticamente modificados incluem biotério, insetário, tanque de aquicultura, curral, aviário, infectório, entre outros.
III. A Resolução Normativa n.2, da Comissão Técnica Nacional em Biossegurança (CTNBio 2006), refere-se às atividades e projetos em contenção envolvendo animais geneticamente modificados de classe de risco 1 estabelecendo que essas atividades deverão atender às normas de biossegurança exigidas para o NB-1, sem qualquer modificação ou acréscimo de exigências. Assinale:
Sobre a tecnologia transgênica analise as afirmativas a seguir.
I. Um método utilizado para a inativação de genes é o método cre-lox ou knock-in. Ele consiste em inativar um gene de forma específica em um tecido determinado com um tempo pré-estabelecido.
II. A técnica do knock-in possibilita a inativação de genes essencialmente durante o desenvolvimento embrionário, porém, ela perde sua especificidade tissular no indivíduo adulto.
III. É necessário genotipar os neonatos gerados pelas técnicas de inativação gênica. Esta análise pode ser feita a partir de uma pequena quantidade de tecido dos neonatos, em geral proveniente da ponta da cauda ou um furo na orelha. A detecção do transgene no genoma dos filhotes é realizada pela técnica de PCR, necessitando apenas de um par de iniciadores que são complementares unicamente às sequências pertencentes a construção exógena que servir na geração do animal transgênico. Assinale: