60 Questões de concurso encontradas
Página 8 de 12
Questões por página:
I. A concepção de trabalho como constituinte do ser social é elemento básico nessa proposição, mesmo que na sociedade capitalista o trabalho assuma, contraditoriamente, dimensões alienantes.
II. O ensino politécnico possibilita a relação teoria e prática e o acesso aos conhecimentos científicos e tecnológicos que servem de base à produção fabril, contribuindo para a formação multilateral do indivíduo.
III. A educação voltada para os filhos dos operários deve ser constituída por: educação intelectual; educação corporal, produzida pelos exercícios ginásticos e militares; e educação tecnológica, compreendendo os princípios gerais e científicos dos processos produtivos e a iniciação das crianças e adolescentes no manejo de ferramentas elementares dos diversos ramos industriais.
Assinale:
Sobre essa forma de abordar e desenvolver o currículo, analise as afirmativas a seguir.
I. Defende que o conhecimento materializado como currículo educacional não pode ser analisado fora de sua constituição social e histórica, sendo o currículo um artefato social e cultural.
II. Concebe a cultura como um campo em que se enfrentam diferentes e conflitantes concepções de vida social, que remetem a grupos e classes sociais distintos.
III. Compreende o currículo como um terreno em que se cria e se produz cultura e, não, como um mero transmissor da cultura a ser recebida pelos alunos.
Assinale:
Entre os princípios e diretrizes que definem e orientam o Sistema Único de Saúde, destaca-se a integralidade que lança desafios importantes para os projetos de formação dos trabalhadores na área da saúde, especialmente, para a qualificação dos trabalhadores de nível médio.
Sobre a integralidade, assinale a afirmativa incorreta.
Com relação aos dispositivos legais e normativos que instituíram as reformas educacionais promovidas nos oito anos do governo Fernando Henrique Cardoso, analise as afirmações a seguir.
I. O Decreto n.2.208/97 criou um sistema de educação profissional paralelo ao ensino regular de educação geral e proibiu o desenvolvimento do ensino técnico integrado ao ensino médio.
II. A Lei n.9.394/96 (LDB 96) traz uma concepção marcadamente profissionalizante do ensino médio, em oposição à concepção nitidamente profissional da educação técnica, retomando a concepção de educação profissional presente na Lei n.5.692/71.
III. O ensino médio deixou de ser co-requisito para cursos de educação profissional de nível técnico e o certificado conclusivo do ensino médio tornou-se pré-requisito para o diploma da educação profissional de nível técnico.
Assinale:
Numa perspectiva crítica de educação profissional, as relações de produção e as formas que o trabalho assume na sociedade capitalista são temas de análise nos processos formativos.
Segundo essa perspectiva, com relação ao contrato de trabalho no modo de produção capitalista, assinale a afirmativa incorreta.