Questões da prova:
Cebraspe (cespe) - 2014 - MEC - Atividade Técnica de Complexidade Intelectual - Analista de Política Regulatória
limpar filtros
130 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 26
Questões por página:
Questões por página:
Julgue o item a seguir, acerca de infrações contra a ordem econômica, de estrutura do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, de abordagens de concorrência e de poder de mercado.
O modelo de estrutura-conduta-desempenho está centrado na ideia de que um maior grau de concentração econômica tende a gerar resultados negativos sobre o bem estar econômico, propondo a existência de uma relação de causalidade clara que vai da estrutura de concentração para a conduta das empresas e, assim, afeta a eficiência dos setores da economia.
Julgue o item a seguir, acerca de infrações contra a ordem econômica, de estrutura do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, de abordagens de concorrência e de poder de mercado.
A regra da razão flexibiliza o Sherman Act nos casos de acordo entre dois indivíduos que não configure a ausência de razoabilidade. Por sua vez, os atos considerados prejudiciais à concorrência, que são per se violações da Lei Sherman, representam situações em que nenhuma defesa ou justificativa é permitida.
Julgue o item a seguir, acerca de infrações contra a ordem econômica, de estrutura do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, de abordagens de concorrência e de poder de mercado.
Na realização de um levantamento acerca da violência familiar e comunitária em escolares de certo município, adotou-se o seguinte plano amostral:
- a partir da lista com as N escolas do município, foram selecionadas ao acaso n escolas (n < N) por amostragem aleatória simples;
- para cada escola selecionada, uma turma de alunos foi escolhida ao acaso por amostragem aleatória simples;
- para cada aluno matriculado na turma escolhida, aplicou-se um questionário.
Considerando as informações acima, julgue o próximo item.
O plano amostral utilizado no referido estudo foi o de amostragem aleatória por conglomerados em dois estágios, em que as unidades primárias são as escolas e as secundárias, as turmas.
Na realização de um levantamento acerca da violência familiar e comunitária em escolares de certo município, adotou-se o seguinte plano amostral:
- a partir da lista com as N escolas do município, foram selecionadas ao acaso n escolas (n < N) por amostragem aleatória simples;
- para cada escola selecionada, uma turma de alunos foi escolhida ao acaso por amostragem aleatória simples;
- para cada aluno matriculado na turma escolhida, aplicou-se um questionário.
Considerando as informações acima, julgue o próximo item.
No plano amostral em questão, pressupõe-se que cada turma forme uma subpopulação homogênea de alunos.