Questões da prova:
FGV - 2014 - SEDUC-AM - Professor - Ciências
limpar filtros
60 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 12
Questões por página:
Questões por página:
As campanhas publicitárias que estimulam ouso da “camisinha” são cada vez mais frequentes, havendo mesmo distribuição gratuita do preservativo sexual masculino. Com relação ao preservativo feminino, não há a mesma divulgação.
A respeito da ação desses preservativos, analise as afirmativas a seguir.
I. Somente o feminino oferece proteção contra vírus transmitidos por via sexual.
II. O masculino oferece proteção contra bactérias transmitidas por via sexual.
III. Ambos reduzem a possibilidade de concepção.
Assinale:
A respeito da ação desses preservativos, analise as afirmativas a seguir.
I. Somente o feminino oferece proteção contra vírus transmitidos por via sexual.
II. O masculino oferece proteção contra bactérias transmitidas por via sexual.
III. Ambos reduzem a possibilidade de concepção.
Assinale:
Com relação à fundamentação dos parâmetros que estruturam o ensino de Ciências, analise as atribuições a seguir.
I. Assumir que a cidadania como participação social e política, exercício de direitos e deveres, adotando, no cotidiano, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.
II. Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, em como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
III. Aceitar a realidade dos acontecimentos e respeitar a opinião de pessoas mais abalizadas para resolver os problemas, sem tecer críticas ou propor possíveis soluções.
Assinale:
I. Assumir que a cidadania como participação social e política, exercício de direitos e deveres, adotando, no cotidiano, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.
II. Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, em como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
III. Aceitar a realidade dos acontecimentos e respeitar a opinião de pessoas mais abalizadas para resolver os problemas, sem tecer críticas ou propor possíveis soluções.
Assinale:
A Teoria do Big Bang ou grande explosão, ocorrida a aproximadamente 15 bilhões de anos, é uma das teorias que explica a origem do universo.
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.
I. No momento da explosão todas as partículas da matéria se encontravam em um estado de dissociação completa e permanente, em função do calor extremo. Esse momento pode ser considerado como o “caos primordial”.
II. Logo após a ocorrência do Big Bang o universo se expandiu e, como consequência, a temperatura começou a baixar.
III. Cerca de 1 milhão de anos depois da grande explosão formaram-se os primeiros átomos.
Assinale:
Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.
I. No momento da explosão todas as partículas da matéria se encontravam em um estado de dissociação completa e permanente, em função do calor extremo. Esse momento pode ser considerado como o “caos primordial”.
II. Logo após a ocorrência do Big Bang o universo se expandiu e, como consequência, a temperatura começou a baixar.
III. Cerca de 1 milhão de anos depois da grande explosão formaram-se os primeiros átomos.
Assinale:
A anemia falciforme é uma doença hereditária causada por um gene (S) autossômico recessivo. Indivíduos SS não atingem a idade reprodutiva, sendo, portanto, um gene letal quando em dose dupla.
Em populações que vivem em áreas com alta incidência de malária, a frequência de S era de 10%.Em face disso, criou-se a hipótese de que a malária aumentava o valor adaptativo de crianças com o traço falciforme, isto é, heterozigotas AS. Com relação ao apoio a essa hipótese, analise as afirmativas a seguir.
I. Crianças entre três meses e seis anos de idade, com traço falciforme (AS), apresentam níveis de parasitemia inferior às crianças AA.
II. Em cada 100 óbitos de crianças, por malária, existe apenas uma com traço falciforme (AS).
III. Indivíduos com traço falciforme AS só existem em área com malária endêmica.
Assinale:
Em populações que vivem em áreas com alta incidência de malária, a frequência de S era de 10%.Em face disso, criou-se a hipótese de que a malária aumentava o valor adaptativo de crianças com o traço falciforme, isto é, heterozigotas AS. Com relação ao apoio a essa hipótese, analise as afirmativas a seguir.
I. Crianças entre três meses e seis anos de idade, com traço falciforme (AS), apresentam níveis de parasitemia inferior às crianças AA.
II. Em cada 100 óbitos de crianças, por malária, existe apenas uma com traço falciforme (AS).
III. Indivíduos com traço falciforme AS só existem em área com malária endêmica.
Assinale:
Estudos recentes como publicado na revista Ciência Hoje, nº 314, mostram que as águas de alguns igarapés (do tupi “caminhos de canoa”), fora das áreas de reserva, já estão contaminadas, após receberem as águas de igarapés provenientes de cidades.
Com relação às causas dessa contaminação, analise as afirmativas a seguir.
I. A contaminação ocorre por causada lenta decomposição de materiais caídos das árvores.
II. A falta de saneamento básico nas cidades permite a contaminação das águas com resíduos domésticos.
III. A contaminação é conseqüência natural e não depende das cidades. Assinale:
Com relação às causas dessa contaminação, analise as afirmativas a seguir.
I. A contaminação ocorre por causada lenta decomposição de materiais caídos das árvores.
II. A falta de saneamento básico nas cidades permite a contaminação das águas com resíduos domésticos.
III. A contaminação é conseqüência natural e não depende das cidades. Assinale: