limpar filtros
Questões por página:
Leia o fragmento a seguir:

“O sucesso das propostas de _____ decorre da adequação do processo escolar à _____ dos alunos, e quando a _____ assume que as dificuldades experimentadas por alguns alunos são resultantes, entre outros, do modo como o ensino é ministrado, a aprendizagem é concebida e avaliada.” (MANTOAN, 2007)

Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima:
A respeito da criação do Centro Nacional de Educação Especial (CENESP), assinale a afirmativa incorreta.
No que tange à criação de campanhas no contexto da Educação Especial brasileira, no período de 1957 a 1993, analise as afirmativas a seguir.

I. A Campanha para a Educação do Surdo Brasileiro foi a primeira campanha a ser instituída e foi instalada no Instituto Nacional de Educação de Surdos, no Rio de Janeiro.
II. Em 1958, foi criada a Campanha Nacional de Educação e Reabilitação de Deficientes da Visão, vinculada à direção do Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro.
III. Foi instituída a Campanha Nacional de Educação e Reabilitação de Deficientes Mentais em 1960, por influência de movimentos liderados pela Sociedade Pestalozzi e pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, no Rio de Janeiro.

Assinale:
Com relação à história da Educação Especial brasileira, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Pela Lei nº 839, de 26 de setembro de 1857, D. Pedro II fundou o Imperial Instituto dos Surdos-Mudos no Rio de Janeiro.
( ) No ano de 1874, o Hospital Estadual de Salvador (atual Hospital Juliano Moreira) iniciou a assistência aos deficientes mentais.
( ) Até 1950, havia quarenta estabelecimentos de ensino regular mantidos pelo poder público que prestavam algum tipo de atendimento escolar especial a deficientes mentais.

As afirmativas são, respectivamente,
Com relação à história da Educação Especial no Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I. No século XIX, alguns brasileiros deram início à organização de serviços de atendimento a cegos, surdos, deficientes mentais e deficientes físicos, inspirando-se em experiências realizadas na Europa e nos Estados Unidos da América.
II. A inserção da “educação de deficientes”, da “educação dos excepcionais” ou da “educação especial” ocorreu no final dos anos 50 e início da década de 60 do século XX, na política educacional do país.
III. Em setembro de 1854, por meio do Decreto Imperial nº 1.428, D. Pedro II fundou o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, na cidade do Rio de Janeiro.

Assinale: