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Um exemplo correto de estudo epidemiológico é
Com base na Classificação de Risco dos Agentes Biológicos, elaborada em 2017 pela Comissão de Biossegurança em Saúde do Ministério da Saúde, a Classe
Com base na Resolução n° 596/2014 do Conselho Federal de Farmácia, um farmacêutico

Um farmacêutico hospitalar planejou um estudo em seu hospital com 100 adolescentes sobre uso e percepção de efetividade dos anticoncepcionais. Obteve a assinatura do Assentimento Livre e Esclarecido de cada adolescente e, a pedido dos jovens, o farmacêutico não informou a existência do estudo aos seus responsáveis legais. Solicitou à gerência e ao Comitê de Ética em Pesquisa do seu hospital, autorização para início do estudo e, assim que a recebeu, iniciou a distribuição de um questionário aos adolescentes. Protocolou o estudo no Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e deu prosseguimento à fase de entrevistas com os adolescentes. Os resultados foram, então, compilados e apresentados em um evento científico. Por coincidência, no dia da apresentação o CONEP pediu documentação adicional ao farmacêutico.


Nesse contexto

Um estudo farmacoepidemiológico utilizou dados disponibilizados pelas Vigilâncias (Sanitária e Epidemiológica) da Nova Zelândia sobre vendas de fármacos antiasmáticos e número de óbitos por asma. A unidade de análise foi uma população e não houve interesse na relação entre exposição e efeito no nível individual. Diferentes populações, de distintas províncias do país e com características muito variadas, foram estudadas. O resultado do estudo indicou associação entre média de vendas dos fármacos antiasmáticos e a ocorrência de um número elevado de óbitos por asma. Este é um estudo