limpar filtros
Questões por página:
Gestante de 26 semanas,37 anos, com histórico de doença valvar que não sabe dizer o nome e histórico de febre reumática prévia. Nega uso de medicações contínuas. Refere que há 10 dias iniciou quadro de palpitações. Nega angina, dispneia ou síncope. Ao Exame físico, apresenta sopro em ruflar diastólico em foco mitral 2+/6+ e realiza Eletrocardiograma com diagnóstico de Fibrilação atrial (FA) com frequência cardíaca de 100 batimentos por minuto. Restante do exame físico sem alterações. Assinale a alternativa correta quanto à melhor conduta a ser adotada:

Paciente dá entrada no serviço de emergência com história de dor torácica de início há 5 horas, sem relação com esforço ou repouso. Refere melhora da dor ao inclinar o tórax para a frente e piora da dor ao se deitar. Refere quadro de resfriado há 2 semanas atrás. Ao Exame físico, paciente com estabilidade hemodinâmica e sem alterações. Realiza o eletrocardiograma (ECG) abaixo:


Assinale a alternativa correta.

mostrar texto associado
De acordo com o caso clínico e o uso de estatinas para o paciente, assinale a alternativa incorreta.
mostrar texto associado
De acordo com a diretriz brasileira de dislipidemia, assinale a alternativa que apresenta corretamente qual a estratificação de risco cardiovascular do paciente.
Sobre a investigação de Hipertensão Arterial Resistente e/ou secundária, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Hipertensão arterial resistente é definida quando a Pressão Arterial (PA) não controlada com o uso de 3 ou mais anti-hipertensivos, sendo um deles um diurético.
( ) Durante a investigação de Hipertensão Arterial resistente, deve-se pesquisar por causas secundárias, as quais inclui: Síndrome da apnéia obstrutiva do sono, hipertireoidismo, hipotireoidismo, doença renal, asma, feocromocitoma, coarctação de aorta, hiperaldosteronismo primário, hiperparatireoidismo, hipoparatireoidismo, doença renovascular e acromegalia.
( ) Presença de sopro abdominal é considerado indicador de probabilidade de alto risco de hipertensão renovascular.
( ) Para a pesquisa de hiperaldosteronismo primário, são necessários a pesquisa de aldosterona e renina sérica. Caso paciente faça uso de medicações antihipertensivas, medicações como enalapril e espironolactona devem ser suspensas de 4 a 6 semanas antes do exame.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.