80 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 16
Questões por página:
Analise as alternativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Quanto às orientações de tratamento para o diagnóstico do ECG 1, deve-se recomendar fortemente ao paciente para evitar a participação em esportes competitivos.
( ) Em relação aos fatores prognóstico para o caso do ECG 2, são fatores de pior prognóstico: pacientes com síncope, parada cardiorrespiratória prévia e história familiar de morte súbita.
( ) Considerando o ECG 3 como o do paciente citado no caso clínico, dado a ausência de alteração alarmantes nesse exame e a história clínica do paciente em questão, a melhor conduta seria alta com seguimento ambulatorial.
( ) Em relação ao tratamento do diagnóstico relacionado ao ECG 4, está indicado o uso de betabloqueadores (nadolol ou propranolol). Em pacientes com síncope em uso de betabloqueador, a indicação de cardiodesfibrilador implantável (CDI) deve ser fortemente considerada.
( ) Considerando o caso clínico e o ECG 5, um importante diagnóstico diferencial é o de tromboembolismo pulmonar (TEP).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo
Em relação ao caso em questão, assinale a alternativa correta.
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O Descenso Y ausente ou atenuado pode ser observado no tamponamento cardíaco
( ) O Descenso Y proeminente (sinal da raiz quadrada) pode ser encontrado na pericardite constritiva e miocardiopatia restritiva com acometimento do ventrículo direito.
( ) A Onda A em canhão ocorre em arritmias com dissociação atrioventricular.
( ) A Onda V gigante pode ser observada em pacientes com insuficiência tricúspide importante.
( ) São possíveis causas de Onda A aumentada: estenose tricúspide, atrésia de valva tricúspide, mixoma de átrio direito e trombo em átrio direito.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Faça a associação entre a onda/descenso (letras A a E) e a sua respectiva definição (números I a V):
A. Onda A
B. Onda C
C. Descenso X
D. Onda V
E. Descenso Y
I. Reflete o aumento pressórico devido ao enchimento atrial direito na diástole atrial, com a valva tricúspide fechada. Ocorre ao final da sístole ventricular junto ao descenso do pulso carotídeo.
II. Corresponde ao aumento da pressão atrial direita pela sístole atrial. Ocorre imediatamente antes da primeira bulha cardíaca (B1) e da ejeção ventricular (pulso carotídeo).
III. Corresponde à queda da pressão do átrio direito pela abertura da valva tricúspide e ao esvaziamento para o ventrículo direito.
IV. Corresponde ao aumento da pressão devido à protusão retrógada da valva tricúspide pelo aumento da pressão ventricular no início da sístole. Ocorre logo após a primeira bulhar (B1).
V. Ocorre devido à queda de pressão pelo relaxamento atrial direito e pela movimentação valvar tricuspídea para baixo na sístole ventricular.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta entre a onda/descenso (letras A a E) com a sua respectiva definição (números I a V).