limpar filtros
Questões por página:

As mudanças climáticas podem ter causas naturais como alterações na radiação solar e dos movimentos orbitais da Terra ou podem ser consequência das atividades humanas. O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas, responsável por produzir informações científicas, afirma que há 90% de certeza que o aumento de temperatura na Terra está sendo causado pela ação do homem. A partir da Revolução Industrial o homem passou a emitir quantidades significativas de gases de efeito estufa (GEE), em especial o dióxido de carbono. Neste período, a concentração original de 280 ppm deste gás cresceu até os atuais 400 ppm, intensificando significativamente o efeito estufa. O balanço energético terrestre está mudando rapidamente com a emissão dos chamados Gases do Efeito Estufa (GEE) na atmosfera. Suas altas concentrações podem levar ao que chamamos de Mudanças Climáticas Globais. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O GEE mais importante é o CO2, pois este é o gás que possui as maiores emissões, oriundas da queima de combustíveis fósseis.

II. A derrubada de florestas não traz consequências para as emissões, pois o carbono emitido para a atmosfera já está contabilizado no balanço global, assim como a cana-de-açúcar para produção de etanol.

III. A derrubada de florestas não traz consequências para as emissões, pois o maior sumidouro de CO2 são os oceanos profundos.

IV. Outros GEE são o CH4, N2 O e o CFC, sua importância ocorre por conseguirem acumular mais energia em suas ligações e consequentemente terem poder de aquecimento da atmosfera maior que o CO2 .

V. A água também é um GEE natural.

VI. Mesmo se as emissões dos GEE fossem encerradas, os efeitos das Mudanças Climáticas Globais continuariam por longos períodos.

Assinale a alternativa onde há somente afirmações corretas

Sobre a preservação de nascentes e matas ciliares, podemos afirmar que os vários processos que controlam a qualidade da água do manancial fazem parte de um frágil equilíbrio. Motivo pela qual alterações de ordem física, química ou climática, na bacia hidrográfica, podem modicar a sua qualidade. E nas bacias com cobertura de floresta natural, a vegetação promove a proteção contra a erosão do solo, a sedimentação e a lixiviação excessiva de nutrientes, sendo essas áreas muito importantes para manter o abastecimento de água de boa qualidade.

Assinale a alternativa que contem a afirmação correta:

Dentre os termos utilizados na Gestão de Áreas Degradadas estão a Reabilitação, Recuperação e Restauração, que possuem diferentes significados. Associe os termos aos seus significados e assinale a alternativa correta:

Termos:

A. Reabilitação

B. Recuperação

C. Restauração


Significados:


I. Retorno da área degradada a um estado biologicamente apropriado.

II. Retorno do sítio degradado a uma forma de utilização, de acordo com um plano pré-estabelecido para uso do solo.

III. Obrigatoriedade de retorno ao estado original da área.

IV. Retorno pode não significar uso produtivo da área, como plantio de eucalipto, porém pode ser usado para recreação ou valorização estética.

V. ____________ dos recursos a ponto que seja suficiente para reestabelecer a composição e a frequência das espécies encontradas originalmente nos locais.

Assinale a alternativa que contém os termos associados aos seus significados corretamente:

Sobre a sucessão ecológica temos:

1. Estágio pioneiro - São as espécies que participam de uma comunidade inicial e apresentam altas taxas de crescimento. São espécies de tamanho pequeno, tempo de vida curto e produzem um grande número de sementes. Exemplos: liquens, musgos e gramíneas.

2. Comunidade intermediária - comunidade com menor amplitude (mais exigentes); ciclo de vida mais longo e pouco especializadas. Ex.: ervas e arbustos.

3. Estágio final (Clímax) - As espécies atingem uma situação que não são afetadas com o ambiente, também chamamos de estágio terminal ou de maturidade. Persistem por muito tempo na comunidade.

Sobre o processo de recuperação de uma área desmatada, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A sucessão natural ocorrerá na sequencia de estágios 1,2 e 3 naturalmente.

II. A matéria orgânica produzida pelas folhas das espécies pioneiras é responsável por fertilizar o solo, melhorando sua qualidade.

III. Quando ocorre o estágio clímax, as outras árvores e arbustos estão todas mortas.

IV. Quando é feita a recuperação de uma área, mistura-se, em seu planejamento, plantas de todos os estágios para que acelere seu processo.

Assinale a alternativa que contém somente as afirmações verdadeiras:

Ecossistemas são os conjuntos formado por todas as comunidades que interagem entre si e com o meio natural de forma equilibrada, por meio da reciclagem de matéria e fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades. Os fatores ecológicos bióticos são todos os elementos originados pelos organismos vivos dentro de um ecossitema, que por sua vez vão condicionar as populações que se formam. Consideram-se como fatores ecológicos abióticos os fatores externos (umidade, sol, solo, regime climático, temperatura, pH, oxigênio e outros gases etc) que os seres vivos podem receber em um ecossistema.

Sobre a Floresta Amazônica, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Os fatores bióticos influenciam os fatores abióticos, ou seja, a floresta não é responsável pela chuva na região.

II. A matéria orgânica produzida pelas folhas das árvores é responsável por fertilizar o solo da floresta, melhorando sua qualidade.

III. O fato de a floresta Amazônica estar situada em uma região equatorial faz com que ela se desenvolva muito pela alta insolação e umidade.

IV. O desflorestamento pode levar a perda da qualidade do solo e das chuvas.

V. Partículas orgânicas lançadas na atmosfera pela própria floresta influenciam no ciclo das chuvas sobre as florestas, inibindo-as por efeito chamado nucleação.

Assinale a alternativa que contém somente as afirmações verdadeiras: