Questões da prova:
IBFC - 2017 - SEDUC-MT - Professor - História
limpar filtros
70 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 14
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
SEDUC-MT
Disciplina:
História e Geografia de Estados e Municípios
Durante o período colonial no Brasil vários tratados entre a coroa portuguesa e a coroa espanhola foram assinados com a intenção de se fixar as fronteiras e o domínio do território. Um desses tratados foi o Tratado de Madri (1750) que tinha por princípio o direito romano de propriedade, uti possidetis, ita possideatis, que entende que a posse de algo se faz pelo uso a ele aplicado ou não. Assinale a alternativa que corresponda a como tal principio romano influenciou no que hoje conhecemos como Mato Grosso:
“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas mudam o Mundo.” Tendo como princípio esta ideia de Paulo Freire, analise as afirmações a seguir a respeito do que podemos dizer que o ensino de Historia é: I. A conscientização do aluno enquanto sujeito – histórico, capaz de entender sua temporalidade e reconhecer sua força de ação na construção do processo histórico. II. É a capacidade de adquirir o máximo de informações sobre o passado que lhe permitam o melhor viver num futuro. III. O ensino de História deve ser capaz de conscientizar o sujeito de sua temporalidade, permitindo reconhecer a si próprio e o outro, constituindo assim a domínio de apreender com o de fora, com a alteridade.
Estão corretas as afirmativas:
Estão corretas as afirmativas:
Concurso:
SEDUC-MT
Disciplina:
História e Geografia de Estados e Municípios
Leia o trecho a seguir: “Embarca bicudo, embarca canalha vil que os brasileiros não querem Bicudos no seu Brasil.” (in. Correa, Virgilio. Historia do Mato Grosso.) A anedota exposta anteriormente foi feita como resultado da Rusga mato grossense, movimento ocorrido em Mato Grosso no ano de 1834. Sobre isso assinale a alternativa incorreta.
Leia e responda: “Uma enorme onda de atividades, reflexões e revisões anticoloniais e, em última análise, anti-imperiais tomou conta do edifício maciço do império ocidental, enfrentando-o, para empregar a vívida metáfora de Gramsci, num cerco mútuo. Pela primeira vez, os ocidentais foram compelidos a se encarar não simplesmente como o governo colonial, mas como representantes de uma cultura e mesmo de raças acusadas de crimes — crimes de violência, crimes de eliminação, crimes de consciência.” ( Said, Edward W. – “ Cultura e Imperialismo”). O chamado neocolonialismo, que ocorreu nos territórios do Continente Africano e Asiático, produziram consequências e experiências extremas, na maioria das vezes, negativas. Sobre o Imperialismo europeu neste período, assinale a alternativa INCORRETA:
Concurso:
SEDUC-MT
Disciplina:
Conhecimentos Gerais
“Cultura é o sistema de ideias vivas que cada época possui. Melhor: o sistema de ideias das quais o tempo vive.” (Ortega y Gasset, Livro das Monções). Analise as afirmações: I. É um conceito polissêmico, de infinitos adjetivos historicizados. II. É tudo aquilo que caracteriza socialmente um grupo, nação. III. Diz respeito ao conhecimento, ideias e pensamentos de determinado grupo. IV. É uma produção coletiva em constante mudança, pois acompanha as conquistas e transformações daqueles que a produzem.
Assinale a alternativa que contenha as afirmações corretas:
Assinale a alternativa que contenha as afirmações corretas: