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“É fundamental que o serviço profissional seja prestado de modo fiel e honesto, tanto para os interessados quanto para a coletividade, e que venha contribuir, sempre que possível, para o desenvolvimento dos trabalhos da Química, nos seus aspectos de pesquisa, controle e engenharia. A Química é ciência que tende a favorecer o progresso da humanidade, desvendando as leis naturais que regem a transformação da matéria; a tecnologia química, que dela decorre, é a soma de conhecimentos que permite a promoção e o domínio dos fenômenos que obedecem a essas leis, para sistemático usufruto e benefício do homem. Esta tecnologia é missão e obra do profissional da química, aqui, agente da coletividade que lhe confiou a execução das relevantes atividades que caracterizam e constituem sua profissão. Cabe-lhe o dever de exercer a profissão com exata compreensão de sua responsabilidade, defendendo os interesses que lhe são confiados, atento aos direitos da coletividade e zelando pela distinção e prestígio do grupo profissional. É essencial que zele pelo seu aperfeiçoamento profissional, com espírito crítico em relação aos seus próprios conhecimentos e mente aberta para as realidades da prática tecnológica, que só o íntimo contato com as operações industriais proporciona. Deve aprofundar seus conhecimentos científicos na especialidade, admitindo, estudando e buscando desenvolver novas técnicas, sempre preparado para reformular conceitos estabelecidos, já que química é transformação. Seu modo de proceder deve visar o desenvolvimento do Brasil, como Nação soberana e, frente aos colegas e contratantes de seus serviços, considerá-los como semelhantes a si próprios. Esse trabalho que proporciona ao profissional da química certos privilégios exige, com maior razão para o exercício do seu mister, uma conduta moral e ética que satisfaça ao mais alto padrão de dignidade, e equilíbrio e consciência como indivíduo e como integrante do grupo profissional.”

(Disponível em: https://www.crq4.org.br/codigo_de_etica. Adaptado.)


As alternativas a seguir caracterizam a diretriz do código de ética, EXCETO:

A pedido do professor em uma aula prática, um grupo de alunos, acidentalmente, misturou 400 mL de ácido acético 0,5 mol/L com 400 mL de ácido acético 0,25 mol/L. Assinale a concentração final (mol/L) mais aproximada dessa solução.

Para demonstrar como realizar a separação de misturas, certo professor pediu que os alunos se dividissem em quatro grupos e escolhessem equipamentos que pudessem ser utilizados para separar misturas via sublimação. As escolhas dos grupos estão descritas no quadro a seguir. Observe.


Assinale o grupo que selecionou os equipamentos corretamente para essa separação de misturas.

“Vários são os aminoácidos em nosso organismo, uns mais conhecidos, outros menos, porém todos necessários para o equilíbrio do metabolismo e reações. O número de carbonos em sua estrutura irá modificar e definir o aminoácido. Tem como exemplo de cadeia linear alanina com 3 carbonos, glicina com 2 carbonos, fenilalamina com 9 carbonos, entre outros.” Assinale a soma do número de carbonos assimétricos para os aminoácidos tratados no trecho anterior.

Solutos iônicos diferem enormemente em sua solubilidade na água. As regras de solubilidade são úteis para prever que precipitado será formado quando duas soluções são misturadas. Reações de precipitação podem ser representadas por equações iônicas líquidas. Os coeficientes na equação iônica líquida para uma reação de precipitação podem ser usados para relacionar o número de moles de reagentes e produtos. Titulações por precipitação são úteis para analisar um componente em uma mistura. Com relação à constante do produto da solubilidade Kps, calculamos:


I. A concentração de um íon na solução em equilíbrio com o sólido quando se conhece a concentração do outro íon.

II. Se haverá ou não formação de precipitado.

III. A solubilidade do sólido em água pura ou em uma solução contendo um íon comum.


Estão corretas as afirmativas