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Observe a ilustração

Ao sistematizar o conceito de espaço geográfico, o quadro expressa um recurso denominado:

“O que chamo de____________ tem a ver com a incorporação do conceito por parte do aluno de uma forma não mecânica e de possibilitá-lo ‘manusear’ o conceito, ou seja, aplicá-lo a diferentes situações. Por parte do professor, tem o sentido de trabalhar em sala de aula com dados que não levem a generalizações das informações apresentadas e também organiza procedimentos que levem em conta o conhecimento prévio dos alunos”.

(Moraes, Jerusa Vilhena de. In: Castellar, S. (org.). Educação Geográfica – teorias e práticas docentes,2014, p.100. Adaptado)

A lacuna deve ser preenchida por:

Observe o mapa.

 

Os domínios morfoclimáticos indicados pelos números 1, 2 e 3 representam, sequencialmente:

Região geográfica brasileira que apresenta os maiores potenciais eólicos do Brasil expressos por velocidades do vento frequentemente superiores a 8,5 m/s em alguns pontos indicando um potencial anual de 75 GW (GigaWatts) de produção de energia elétrica.
Os dados referem-se ao potencial eólico da região
“Num país tão vasto e diverso como o Brasil, onde um dos problemas essenciais é a integração de todo o território nacional, o papel das redes de transporte é evidentemente fundamental: transporte de pessoas, de mercadorias...”
(Théry; Mello,2010, p.196)

Observe o mapa.


Trata-se da representação da rede