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Marcelo Martinelli, ao exemplificar a representação quantitativa de ocorrências com manifestação de área – a temperatura média no estado de São Paulo –, propõe o uso do
Uma das competências específicas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no Ensino Médio é: “Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades”.

Uma habilidade associada a essa competência é:
Um dos princípios do raciocínio geográfico é a analogia, que consiste
“Os geógrafos críticos, em suas diferenciadas orientações, assumem a perspectiva popular, a da transformação da ordem social. Buscam uma Geografia mais generosa e um espaço mais justo, que seja organizado em função dos interesses dos homens”.
(Moraes,1981, p.47)

Esses pressupostos da Geografia Crítica tiveram como um de seus defensores:
“Uma primeira manifestação dessa filiação positivista está na redução da realidade ao mundo dos sentidos, isto é, em circunscrever todo trabalho científico ao domínio da aparência dos fenômenos. A descrição, a enumeração e a classificação dos fatos referentes ao espaço são momentos de sua apreensão, mas essa corrente se limitou a eles; como se eles cumprissem toda a tarefa de um trabalho científico”.
(Moraes,1981, p.05. Adaptado)

O excerto trata dos pressupostos que sustentaram a corrente de pensamento da Geografia