Questões da prova:
VUNESP - 2022 - Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP - Professor de Educação Básica II - Português
limpar filtros
60 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 12
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Disciplina:
Português
mostrar texto associado
Supondo-se que um professor opte por explorar a construção da narrativa na tira, espera-se que os alunos consigam identificar, quanto ao emprego das formas verbais:
Concurso:
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com a BNCC, “o Eixo da Análise Linguística/ Semiótica envolve os procedimentos e estratégias (meta) cognitivas de análise e avaliação consciente, durante os processos de leitura e de produção de textos (orais, escritos e multissemióticos), das materialidades dos textos, responsáveis por seus efeitos de sentido, seja no que se refere às formas de composição dos textos, determinadas pelos gêneros (orais, escritos e multissemióticos) e pela situação de produção, seja no que se refere aos estilos adotados nos textos, com forte impacto nos efeitos de sentido.” Um exemplo de habilidade que avalia o eixo descrito é:
Concurso:
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Disciplina:
Pedagogia
“Se antes a alfabetização de adultos era tratada e realizada de forma autoritária, centrada na compreensão mágica da palavra, palavra doada pelo educador aos analfabetos; se antes os textos geralmente oferecidos como leitura aos alunos escondiam muito mais do que desvelavam a realidade, agora, pelo contrário, a alfabetização como ato de conhecimento, como ato criador e como ato político é um esforço de leitura do mundo e da palavra. Agora já não é possível texto sem contexto.”
(Paulo Freire,2021)
O posicionamento do autor apresentado no texto, priorizando a leitura de “agora”, revela uma concepção de educação e de ensino de leitura
(Paulo Freire,2021)
O posicionamento do autor apresentado no texto, priorizando a leitura de “agora”, revela uma concepção de educação e de ensino de leitura
Concurso:
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Disciplina:
Pedagogia
mostrar texto associado
Em Multiletramentos na Escola (Rojo e Moura,2012), Melo, Oliveira e Valezi abordam os gêneros poéticos em interface com gêneros multimodais. Nesse diálogo entre os gêneros, um trabalho possível em sala de aula com o poema de Manual Bandeira poderia explorar
Concurso:
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Disciplina:
Pedagogia
mostrar texto associado
De acordo com a BNCC, “no caso da poesia, destacam-se, inicialmente, os efeitos de sentido produzidos por recursos de diferentes naturezas, para depois se alcançar a dimensão imagética, constituída de processos metafóricos e metonímicos muito presentes na linguagem poética.” No poema de Manuel Bandeira, os processos metafóricos permitem concluir que o autor