Questões da prova:
UFSC - 2023 - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Técnico em Assuntos Educacionais
limpar filtros
50 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 10
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Conhecimentos Gerais
Historicamente, por alguns períodos a ideia de “educar” esteve fortemente atrelada à religião, como no período colonial. Todavia, houve um contexto histórico em que ideias hoje já consolidadas, como a de que a escola deve ser leiga (não religiosa) e livre (independente de privilégios de classe), foram trazidas à tona e realizadas como possibilidade de transformação social. A qual contexto histórico se faz referência?
Disciplina:
Sociologia
Segundo o modelo ideal de educação pensado pelo sociólogo Max Weber, quais seriam as principais finalidades da educação?
Disciplina:
Sociologia
Considerado um dos mais influentes pensadores da Sociologia da Educação, Émile Durkheim, elaborou teorias que até o presente são refletidas e exploradas ao construirmos a educação institucionalizada. Entre os vários conceitos elaborados pelo sociólogo, assinale a alternativa que corresponde ao conceito que problematiza a existência de um conjunto de sentimentos e crenças comuns aos membros de uma mesma sociedade, ou seja, o conceito que explicita que as representações presentes nas sociedades podem revelar o quanto há dos outros indivíduos em nós.
Disciplina:
Pedagogia
Muitos teóricos da História da Educação e da Pedagogia no Brasil problematizam o período que corresponde às décadas de 1920 e 1930 como um tempo e espaço em que houve um tipo de hiperdimensionamento do papel da educação institucionalizada na construção da ordem e do progresso nacionais. Dessa maneira, analisam que, na passagem do “entusiasmo” para o “otimismo” relativos aos processos educacionais, ter-se-ia produzido, nos movimentos em prol da educação, uma crescente dissociação entre problemas sociais, políticos e econômicos e os problemas pedagógicos, tornando urgente, naquele período, a criação do papel do “reformador social”. Assinale a alternativa que nomeia o documento que se tornou um símbolo desse período.
Disciplina:
Pedagogia
Os estudos que se dedicam à Filosofia da Educação distinguem o senso comum da ciência. Nessa direção, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) a partir das construções teóricas da Filosofia e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Podemos chamar de senso comum o conhecimento herdado por um grupo social, cujas experiências proveitosas passam a ser repetidas e/ou consideradas pelos indivíduos da comunidade. Portanto, não se trata de um conhecimento inferior, desde que as pessoas saibam reelaborar a herança recebida, transformando o senso comum em “bom senso”.
( ) Em alguns casos, aquilo que se entende como senso comum pode não passar de ideologia, de imposição de ideias e valores que garantem interesses de classe, pois nem sempre é possível refletir e criticar o saber comum, sobretudo nas sociedades em que persiste a dominação ou a exploração de um grupo sobre o outro.
( ) O senso comum traduz-se em algo fragmentário, difuso, ametódico e assistemático e, num primeiro momento, o que é herdado não é questionado. É o bom senso que permite retomar, de maneira crítica, os saberes e os valores recebidos para adequá-los ou transformá-los a partir da análise das novas situações vividas.
( ) O bom senso depende de erudição e “estudo”, visto que é uma conquista relativamente recente da humanidade, a partir da qual, por meio de um saber rigoroso e elaborado, utilizam-se recursos da experimentação e da matematização para encontrar regularidades nos fenômenos observados a fim de assegurar o estabelecimento de leis e teorias.
( ) Podemos chamar de senso comum o conhecimento herdado por um grupo social, cujas experiências proveitosas passam a ser repetidas e/ou consideradas pelos indivíduos da comunidade. Portanto, não se trata de um conhecimento inferior, desde que as pessoas saibam reelaborar a herança recebida, transformando o senso comum em “bom senso”.
( ) Em alguns casos, aquilo que se entende como senso comum pode não passar de ideologia, de imposição de ideias e valores que garantem interesses de classe, pois nem sempre é possível refletir e criticar o saber comum, sobretudo nas sociedades em que persiste a dominação ou a exploração de um grupo sobre o outro.
( ) O senso comum traduz-se em algo fragmentário, difuso, ametódico e assistemático e, num primeiro momento, o que é herdado não é questionado. É o bom senso que permite retomar, de maneira crítica, os saberes e os valores recebidos para adequá-los ou transformá-los a partir da análise das novas situações vividas.
( ) O bom senso depende de erudição e “estudo”, visto que é uma conquista relativamente recente da humanidade, a partir da qual, por meio de um saber rigoroso e elaborado, utilizam-se recursos da experimentação e da matematização para encontrar regularidades nos fenômenos observados a fim de assegurar o estabelecimento de leis e teorias.