limpar filtros
Questões por página:
A American Diabetes Association (ADA) define diabetes mellitus como um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia. Diversos processos patogênicos estão envolvidos no desenvolvimento de diabetes, entre os quais destruição autoimune das células b do pâncreas com consequente deficiência de insulina e anormalidades que resultam em resistência à ação da insulina. Atribua (V) Verdadeiro ou (F) Falso para as afirmativas a seguir:
( ) As complicações agudas mais frequentes são a hipoglicemia e a cetoacidose. ( ) Diversos estudos relacionam a participação do mineral zinco no diabetes. O zinco é encontrado em altas concentrações no pâncreas, especialmente nas ilhotas pancreáticas. Isso tem repercussão na conversão da pró-insulina em insulina. ( ) O magnésio desempenha um papel importante no metabolismo dos carboidratos. Esse mineral pode influenciar a liberação e a atividade dos hormônios que auxiliam no controle dos níveis de glicose no sangue. ( ) A ativação do receptor de insulina resulta na translocação da proteína transportadora de glicose (GLUT-3) do citosol para a membrana celular, o que permite a entrada de glicose na célula.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência CORRETA:
Assim como nas demais fases da vida, as características do adulto são determinadas por fatores fisiológicos, genéticos e sociais, além do sexo, da idade, dos hábitos alimentares e de vida atuais e pregressos e do uso de medicamentos, o que torna esse grupo bastante heterogêneo. No caso de pacientes hospitalizados, algumas doenças podem provocar inflamação e outros mecanismos compensatórios que causam anorexia, alteração da composição corporal e outras mudanças decorrentes do estresse metabólico, como proteólise, aumento da demanda energética e hiperglicemia, levando o indivíduo a um quadro de desnutrição. O estado nutricional debilitado está associado a uma depleção imunológica, à presença de infecções e edema e a maior tempo de cicatrização de feridas, com consequente aumento do período de hospitalização e pior prognóstico do paciente. Desse modo, torna-se fundamental uma avaliação nutricional precoce de modo a estabelecer uma intervenção nutricional individualizada que auxilie no tratamento de sinais e sintomas apresentados pelo paciente hospitalizado, além de prevenir o agravamento da doença. Analise as assertivas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:
I. A avaliação subjetiva global (ASG) é considerada um método válido e confiável para prever a mortalidade e as complicações no pós-operatório a partir da analise do estado nutricional de pacientes hospitalizados, além de apresentar grande flexibilidade para identificar mudanças sutis que venham a ser apresentadas pelo paciente. II. O paciente submetido à avaliação subjetiva global (ASG) pode ser classificado como A = Bem nutrido; B = Moderadamente desnutrido (ou suspeita); C = Gravemente desnutrido. III. As medidas de circunferência da cintura (CC) (ponto médio entre a última costela e a crista ilíaca) e a relação cintura-quadril são utilizadas como forma de avaliação antropométrica. IV. A avaliação bioquímica é auxiliar na confirmação do diagnóstico nutricional. O balanço nitrogenado pode ser avaliado como forma de acompanhamento da recuperação proteica, e as concentrações plasmáticas de colesterol total como indicativos de desnutrição proteico-calórica.
A nutrição enteral (NE) consiste na administração controlada de nutrientes, seja por via oral, por sondas ou ostomias, utilizada exclusiva ou parcialmente para substituir ou complementar a alimentação oral. Segundo a Resolução RCD N° 63, de 6 de julho de 2000, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, atribua (V) Verdadeiro ou (F) Falso para as afirmativas a seguir:
( ) Compete ao nutricionista: elaborar a prescrição dietética com base nas diretrizes estabelecidas na prescrição médica. ( ) Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN): grupo formal e obrigatoriamente constituído de pelo menos um profissional de cada categoria, a saber: médico, nutricionista, enfermeiro e farmacêutico, podendo ainda incluir profissional de outras categorias, habilitados e com treinamento específico para a prática da Terapia Nutricional-TN. ( ) Terapia Nutricional (TN): Conjunto de procedimentos terapêuticos para a manutenção ou a recuperação do estado nutricional do paciente por meio da Nutrição Parenteral ou Enteral. ( ) Nutrição Enteral em Sistema Fechado: NE que requer manipulação prévia à sua administração, para uso imediato ou atendendo à orientação do fabricante.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência CORRETA:
Análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC) é uma das principais ferramentas utilizadas atualmente para a garantia da inocuidade, qualidade e integridade dos alimentos. O método de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle APPCC, é baseado em vários princípios diferentes de detecção direta ou indireta de contaminação. A respeito disso, assinale a alternativa INCORRETA.
A Portaria nº 326, de 30 de julho de 1997, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), estabelece os requisitos gerais (essenciais) de higiene e de boas práticas de fabricação para alimentos produzidos/fabricados para o consumo humano. Para efeitos desse regulamento:
I. O estabelecimento deve dispor de meios para armazenamento de lixos e materiais não comestíveis, antes da sua eliminação, do estabelecimento, de modo a impedir o ingresso de pragas e evitar a contaminação das matérias-primas, do alimento, da água potável, do equipamento e dos edifícios ou vias de acesso aos locais. II. Desinfecção: é a eliminação total de microrganismos, através de agentes químicos ou métodos físicos adequados, no prédio, instalações, maquinários e utensílios. III. Luvas: o emprego de luvas na manipulação de alimentos deve obedecer às perfeitas condições de higiene e limpeza destas. O uso de luvas não exime o manipulador da obrigação de lavar as mãos cuidadosamente. IV. Fracionamento de alimentos: são as operações através das quais se divide um alimento, modificando a sua composição original.
Assinale a alternativa CORRETA: