Questões da prova:
IAUPE - 2024 - Prefeitura Municipal de Camocim de São Felix - PE - Professor - Língua Portuguesa
limpar filtros
35 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 7
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
As orientações curriculares atuais indicam a necessidade de preparação dos jovens para o mercado de trabalho. Sobre esse aspecto, a Base Nacional Comum Curricular destaca:
Considerando essas observações sobre as juventudes heterogêneas, como o professor de língua portuguesa pode colaborar com a preparação de seu aluno para o mercado de trabalho?
Considerando essas observações sobre as juventudes heterogêneas, como o professor de língua portuguesa pode colaborar com a preparação de seu aluno para o mercado de trabalho?
Disciplina:
Pedagogia
Em uma aula sobre o gênero resumo acadêmico, o professor de português discute com seus alunos do 9º Ano alguns resumos de trabalhos publicados em uma conferência climática nacional ocorrida já em 2024.
Que temas contemporâneos transversais podem ser prioritariamente abordados a partir dessa situação didática para que sejam bem aproveitados o gênero textual, a temática e o evento discursivo?
Que temas contemporâneos transversais podem ser prioritariamente abordados a partir dessa situação didática para que sejam bem aproveitados o gênero textual, a temática e o evento discursivo?
Disciplina:
Pedagogia
Em uma pesquisa sobre o trabalho com os temas transversais no ensino de português, Torres e Nogueira (2015) colhem alguns depoimentos de professores para fazerem suas análises.
Dois desses relatos são reproduzidos a seguir:
Como o tema mais trabalhado é “o meio ambiente”, geralmente, avalio em debates ou seminários. Porque é melhor para avaliar como os alunos “internalizam” o tema, as opiniões apresentadas, e se foram capazes de formular suas próprias opiniões.
Eu avalio de forma positiva quanto a formação do educando, pois leva a refletir sobre o conteúdo aplicado. Os instrumentos avaliativos utilizados são por meio de seminários, debates e conversa dialogada.
Disponível em: https://edoc.ufam.edu.br/ Acesso em: 20 jan.24.
Compreendendo esses relatos, pode-se afirmar que a preferência dos dois professores é trabalhar os temas transversais por meio de práticas de
Dois desses relatos são reproduzidos a seguir:
Como o tema mais trabalhado é “o meio ambiente”, geralmente, avalio em debates ou seminários. Porque é melhor para avaliar como os alunos “internalizam” o tema, as opiniões apresentadas, e se foram capazes de formular suas próprias opiniões.
Eu avalio de forma positiva quanto a formação do educando, pois leva a refletir sobre o conteúdo aplicado. Os instrumentos avaliativos utilizados são por meio de seminários, debates e conversa dialogada.
Disponível em: https://edoc.ufam.edu.br/ Acesso em: 20 jan.24.
Compreendendo esses relatos, pode-se afirmar que a preferência dos dois professores é trabalhar os temas transversais por meio de práticas de
Disciplina:
Pedagogia
Na era das tecnologias digitais da informação e da comunicação, novas preocupações surgem para o trabalho do professor de português com as práticas de leitura.
Um conteúdo de leitura que ganha grande relevância nesse cenário contemporâneo, na aula de língua portuguesa, é o/a
Um conteúdo de leitura que ganha grande relevância nesse cenário contemporâneo, na aula de língua portuguesa, é o/a
Disciplina:
Pedagogia
Leia, a seguir, a Competência Específica 6 de Linguagens para o Ensino Fundamental, encontrada na Base Nacional Comum Curricular:
Assinale a alternativa que apresenta uma descrição de aula que possa contemplar essa competência adequadamente.
Assinale a alternativa que apresenta uma descrição de aula que possa contemplar essa competência adequadamente.