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IBFC - 2023 - Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA) - Professor de Educação Básica - História
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Disciplina:
História
Pode-se afirmar que entre 1930 e 1970 o poder Executivo possuía maior hegemonia no Estado brasileiro, porque dispunha das bases constitucionais, recursos financeiros, condições organizatórias e pessoal especializado para atuar. Sobre o contexto da pós-Revolução de 1930, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) para cada uma delas.
( ) A revolução criou condições para o desenvolvimento do Estado burguês, a partir de valores sociais e culturais e também representou, em certo sentido, a derrota do Estado oligárquico. ( ) A política dos anos 1930 a 1945 representou interesses de grupos econômicos e políticos em reformular a dependência estrutural do sistema econômico brasileiro. ( ) A Revolução de 1930 e a reestruturação das relações com o próprio capitalismo ocorreram simultaneamente, quando passaram a existir possibilidades de redefinição das relações do país com o capitalismo mundial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) A revolução criou condições para o desenvolvimento do Estado burguês, a partir de valores sociais e culturais e também representou, em certo sentido, a derrota do Estado oligárquico. ( ) A política dos anos 1930 a 1945 representou interesses de grupos econômicos e políticos em reformular a dependência estrutural do sistema econômico brasileiro. ( ) A Revolução de 1930 e a reestruturação das relações com o próprio capitalismo ocorreram simultaneamente, quando passaram a existir possibilidades de redefinição das relações do país com o capitalismo mundial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Disciplina:
História
A disputa por mercados consumidores, matérias-primas e metais preciosos na Ásia e África pelas grandes potências europeias em meados do século XIX aumentou concomitantemente o investimento em armamentos para a salvaguarda e soberania destes países. Este contexto, combinado a uma série de fatores, deu início à Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918. A respeito deste conflito, assinale a alternativa incorreta.
Disciplina:
História
Entre os séculos XVII e XVIII alguns países como França, Inglaterra e Alemanha assistiram à aceleração do lento e complexo processo de transição do modo de produção feudal para o modo capitalista de produção, que estava se esboçando de modos distintos em cada país desde o século XV. Sobre este contexto, analise as afirmativas a seguir.
I. A aristocracia rural dos países-chave da Europa foi gradativamente perdendo seu poder econômico e político e, em seu lugar, foi se consolidando uma nova classe, a burguesia. II. O enfraquecimento da figura do “senhor feudal” abalou também a Igreja, que foi perdendo o poder absoluto e dogmático que tradicionalmente exercia. III. A transição para o modo capitalista de produção deslocou também a atenção a respeito do mundo: a transcendência pôde dar lugar a imanência, e a própria História teve um papel relevante para que o conhecimento acumulado pudesse ser utilizado na produção do bem-estar.
Assinale a alternativa correta.
I. A aristocracia rural dos países-chave da Europa foi gradativamente perdendo seu poder econômico e político e, em seu lugar, foi se consolidando uma nova classe, a burguesia. II. O enfraquecimento da figura do “senhor feudal” abalou também a Igreja, que foi perdendo o poder absoluto e dogmático que tradicionalmente exercia. III. A transição para o modo capitalista de produção deslocou também a atenção a respeito do mundo: a transcendência pôde dar lugar a imanência, e a própria História teve um papel relevante para que o conhecimento acumulado pudesse ser utilizado na produção do bem-estar.
Assinale a alternativa correta.
Disciplina:
História
“É 7 de maio de 1888. A Câmara dos Deputados do Brasil recebe um seco projeto de lei composto de dois artigos somente. O primeiro dizia: “É declarada extinta a escravidão no Brasil”, e o segundo: “Revogam-se as disposições em contrário”. O laconismo do projeto, que se converteria na Lei Áurea, refletia a radicalização a que se chegara em relação à questão servil. Nenhuma dilação ou concessão ao escravismo seriam mais toleradas...”.
QUEIROZ, Suely R. Reis de. A abolição da escravidão. São Paulo: Brasiliense,1999, p.83.
A respeito da sociedade escravista e do abolicionismo, assinale a alternativa correta.
QUEIROZ, Suely R. Reis de. A abolição da escravidão. São Paulo: Brasiliense,1999, p.83.
A respeito da sociedade escravista e do abolicionismo, assinale a alternativa correta.
Disciplina:
História
A modernização da agricultura brasileira, sobretudo a partir dos anos 1960, trouxe consigo uma série de consequências de ordens social, política e econômica. Sobre essas consequências, analise as afirmativas a seguir.
I. Novas formas de acumulação de capital no campo integraram não apenas a agricultura, mas também suas diversas classes sociais em relações de produção que ultrapassavam o contexto rural e chegavam no contexto urbano e industrial. II. Embora a modernização da agricultura brasileira tenha feito desaparecer algumas formas de relacionamento entre trabalhadores(as) e proprietários(as), não podemos dizer que tenhamos assistido a um processo de proletarização do campo. III. O acentuamento do êxodo rural foi uma marca do período.
Assinale a alternativa correta.
I. Novas formas de acumulação de capital no campo integraram não apenas a agricultura, mas também suas diversas classes sociais em relações de produção que ultrapassavam o contexto rural e chegavam no contexto urbano e industrial. II. Embora a modernização da agricultura brasileira tenha feito desaparecer algumas formas de relacionamento entre trabalhadores(as) e proprietários(as), não podemos dizer que tenhamos assistido a um processo de proletarização do campo. III. O acentuamento do êxodo rural foi uma marca do período.
Assinale a alternativa correta.