limpar filtros
Questões por página:
Leia o fragmento a seguir.
Quando as aulas de Geografia se limitam a uma apresentação das atualidades, consideramos que se exclui a possibilidade de construção de uma leitura de mundo a partir de um raciocínio pautado em categorias e conceitos articulados como constitutivos dessa área de conhecimento. Nesse processo de exclusão, um acontecimento ou fato - o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, Minas Gerais, em 2019, por exemplo - é apresentado aos alunos e demandado posteriormente em avaliações e processos de seleção apenas como resposta factual, isolado de outros contextos. Da geografia, frequentemente, há a priorização de seu princípio mais primário.
(Adaptado de CECIM, Jéssica da Silva Rodrigues; STRAFORINI, Rafael. O conhecimento Geográfico Escolar e as articulações entre a realidade do aluno e o conteúdo de atualidades. Boletim Goiano de Geografia,2022, v.42).
O princípio da Geografia ao qual os autores se referem no final do fragmento acima é a
Esse bioma tem como limitação comercial a baixa fertilidade de seus solos. A grande maioria é ácida, com baixo pH, altas concentrações de alumínio e algumas vezes de ferro e manganês, baixos teores de fósforo, cálcio e magnésio. Quase sempre apresentam solos deficientes em micronutrientes principalmente o zinco. São pobres em matéria orgânica com baixa capacidade de troca e saturação de bases. Quando corrigidos lideram produtividades da maioria dos produtos potencialmente comerciáveis. A calagem é o ponto inicial para a disponibilização dos seus solos para as atividades agrícolas.
Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/consideracoes-sobre-a-acidez-dos-solos-de-cerrado Acesso: 26 dez.2022. (Adaptado)
Assinale a opção que indica o bioma em que predomina o tipo de solo descrito.
53.png (419×328)
Disponível em: https://pt.map-of-sao-paulo.com/escolas-mapas/universidade-des%C3%A3o-paulo---usp-mapa Acesso: 25 Dez 2022. (Adaptado)
Desconsidere as distorções da redução da representação cartográfica nesta folha e leve em consideração apenas suas informações.
Sabendo que a distância entre a Portaria 1 e o Hospital Universitário (HU) é de 3,6 km, assinale a opção que indica a escala numérica, a classificação correta quanto ao tamanho da mesma e o tipo de representação.
“A cartografia social tem se configurado como uma importante metodologia participativa para o engajamento político e social de comunidades tradicionais e grupos sociais fragilizados social e economicamente.”
GOMES, M. de F. V. B. Cartografia social e Geografia escolar: aproximações e possibilidades. Revista Brasileira de Educação em Geografia,2017.
Sobre o tema geográfico apresentado, analise as afirmativas a seguir.
I. Enquanto a cartografia convencional privilegia o espaço euclidiano, o território enquanto estado-nação, a precisão e a pretensa neutralidade, a cartografia social prioriza o espaço vivido, o território e as questões de territorialidade das comunidades e dos grupos sociais envolvidos no mapeamento. II. É na troca horizontal de saberes entre pesquisadores, técnicos e sujeitos sociais, que se alicerça a produção e o conhecimento sobre o território. Por isso, utilizam-se metodologias qualitativas em detrimento das quantitativas. Neste aspecto, quanto mais as comunidades se apropriam das tecnologias e metodologias do mapeamento, menor será sua autonomia e fortalecimento. III. Na Cartografia Social, produzir o mapa é reconhecer-se como sujeito de direito ao território e uma maneira de apropriá-lo.
Está correto o que se afirma em
51.png (412×152)
Adaptado. STEINKE, Ercília Torres. Climatologia Fácil. São Paulo: Oficina de Textos,2012. p.108.
A imagem mostra uma circulação direta, conhecida como zonal, termicamente induzida, disposta ao longo do equador, que se origina do gradiente longitudinal de temperatura do ar à superfície e que é importante, principalmente, para o clima da região tropical. Ela ocorre em vários pontos dos oceanos tropicais.
Essa circulação zonal transporta energia das regiões de movimento ascendente, ou seja, baixas pressões (B), para regiões onde há subsidência do ar, isto e, altas pressões (A). Em 1924, Gilbert Walker identificou uma grande variação de pressão atmosférica entre as massas de ar localizadas nas faixas tropicais dos oceanos Indico e Pacifico. Ele percebeu que, sempre que um sistema de baixa pressão (centro ciclonal associado à convecção e à chuva) estivesse atuando na região de Darwin, na Austrália, um sistema de alta pressão (centro anticiclonal associado à subsidência) era detectado na costa do Peru.
Assinale a opção que apresenta uma ação decorrente da circulação atmosférica descrita no texto para o território brasileiro.