limpar filtros
Questões por página:
AUMENTO DA INFLAÇÃO GLOBAL Os preços dos alimentos e da energia continuam a impulsionar o aumento da inflação global.
40.png (403×373)
Disponível em: https://www.imf.org/en/Blogs/Articles/2022/09/09/cotw-how-food-and-energy-are-driving-the-global-inflation-surge. Acesso em 25 dez.2022.
O ano de 2022 foi marcado pelo aumento desenfreado dos preços dos alimentos e da energia ao redor do mundo. Sobre o aumento da inflação global, analise as afirmativas a seguir.
I. As mudanças climáticas afetaram a produção de alimentos global, especialmente em países do hemisfério sul influenciados pela La Niña. II. A subida dos preços dos alimentos causou o aumento da insegurança alimentar e energética, em especial nos países da América do Norte. III. A crise do preço dos alimentos tem aumentado o protecionismo comercial, pois tem causado restrições à exportação de cereais. IV. A invasão da Ucrânia pela Rússia causou a interrupção nas exportações de milho e trigo, afetando o escoamento de um dos maiores produtores globais.
Está correto o que se afirma em

Leia o fragmento a seguir.
“O espaço social, como toda realidade social, é definido metodológica e teoricamente por três conceitos gerais: a forma, a estrutura e a função. Isto significa que todo espaço social pode ser objeto de uma análise formal, estrutural e funcional.”
(Adaptado de SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. São Paulo: EDUSP,5ª ed.2007.
Tendo em vista que o espaço, para Milton Santos (2007 [1982]), é uma totalidade, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e F para a falsa.
( ) Ao negligenciar estrutura e função, a interpretação do espaço irá se tornar histórica e formal. ( ) O espaço deve ser estudado como se os objetos materiais contivessem, em si mesmos, a sua explicação. ( ) As categorias forma, estrutura e função não existem separadamente e apenas sua utilização combinada faz-nos restituir a totalidade espacial em seu movimento.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
O Acordo de Associação Transpacífico (TPP, na sigla em inglês) e a Parceria Econômica Regional Abrangente (RCEP, na sigla em inglês) são acordos de livre comércio assinados recentemente, que envolvem os países indicados na imagem a seguir.
38.png (412×210)
A respeito da importância e do contexto da criação desses acordos de livre comércio, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O formato original do TPP englobava 40% do PIB mundial e 20% do comércio. ( ) O RCEP teve como um dos seus resultados reaproximar a China e o Japão, rivais geopolíticos históricos. ( ) O RCEP é uma resposta chinesa à criação do TPP, iniciativa de livre comércio forjada pelos Estados Unidos.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Leia o fragmento a seguir.


“Uma região produtora de algodão, de café ou de trigo. Uma paisagem urbana ou uma cidade de tipo europeu ou de tipo americano. Um centro urbano de negócios e as diferentes periferias urbanas. Tudo isto são paisagens”.


(Extraído de SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. São Paulo: EDUSP,5ª. ed.,2007.


Em relação à definição de paisagem pelo geógrafo Milton Santos, analise as afirmativas a seguir.


I. A paisagem é o resultado de um acúmulo de tempos. Em cada lugar esse acúmulo é diferente: os objetos não mudam no mesmo lapso de tempo, na mesma velocidade ou na mesma direção.

II. A paisagem abrange dois tipos de elementos. Os objetos naturais, tais como a água e as plantas, e os objetos criados, que são testemunhas do trabalho humano tanto no passado quanto no presente.

III. A paisagem altera-se continuamente para acompanhar as transformações da sociedade. As formas são alteradas, renovadas e suprimidas para dar lugar a outras formas que atendam às novas necessidades da estrutura social.


Está correto o que se afirma em

Até maio de 2019, o Brasil havia reconhecido mais de 10 mil refugiados, dos quais 6.554 permaneceram com residência no país. Entre junho de 2019 e agosto de 2020, o Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE) deferiu 47.062 outros pedidos de reconhecimento da condição de refugiado. Ainda assim, as pendências para decisões de solicitação de refúgio permanecem altas, com quase 187.981 pessoas à espera de uma deliberação do CONARE.
Adaptado de BAENINGER, R. et al. Cenários das migrações internacionais no Brasil: antes e depois do início da pandemia COVID-19. Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano – Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Regional. V.4, p.1-35,2021
Considerando o papel do Brasil nas migrações internacionais contemporâneas, em particular na busca de refúgio, analise as afirmativas a seguir:
I. O agravamento da crise humanitária e econômica na Venezuela aumentou o número de pedidos de refúgio permanente no Brasil. II. Nos últimos anos, o recrudescimento da guerra na Síria tornou este país o maior emissor de refugiados para o Brasil. III. A Lei que implementa o Estatuto dos Refugiados, de 1997, e a nova Lei da Migração, de 2017, possibilitam a documentação da população refugiada, mas não sua inserção social. IV. A construção do muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México, além da deportação de imigrantes ilegais naquele país, tornaram o Brasil um país atrativo para os migrantes internacionais.
Está correto o que se afirma em