70 Questões de concurso encontradas
Página 14 de 14
Questões por página:
Julgue o item a seguir.
O jogo pode ser considerado como um recurso complementar ao processo de aprendizagem. O aluno pode, através do jogo, construir conceitos matemáticos complexos que não conseguiria da forma tradicional de ensino. Atualmente, nos meios acadêmicos do Brasil, vem se desenvolvendo uma linha de pesquisa que fortalece a ideia de se empregar jogos como instrumento para diagnóstico e avaliação da aprendizagem.
Julgue o item a seguir.
No primeiro nível, o psicopedagogo atua nos processos educativos com o objetivo de diminuir a frequência dos problemas de aprendizagem. Seu trabalho incide nas questões didático-metodológicas, bem como na formação e orientação de professores, além de fazer aconselhamento aos pais.
Julgue o item a seguir.
Na clínica psicopedagógica, cada paciente é singular, possui uma história de vida, vem de um contexto ambiental e familiar e apresenta seu próprio estilo de aprender ou não aprender. Diante disso, cabe ao psicopedagogo cumprir um protocolo único de atendimento, seguindo um processo de diagnóstico pré estabelecido, guiado pela literatura, a fim de fazer o processo de intervenção adequadamente.
Julgue o item a seguir.
A Educação Inclusiva é um conceito relativamente novo, que defende que todos, sem exceção, têm direito à educação. Por isso, pressupõe que, para todos estarem na escola, é preciso dar condições e oportunidades. Isso deve ser feito sem ignorar as diferenças, mas valorizá-las. A lei garante que a educação especial seja oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, conforme dispõe a Lei de Diretrizes e Bases para Educação Nacional (Capítulo V da Lei nº 9.394/96).
Julgue o item a seguir.
Jorge Visca foi um dos primeiros teóricos da psicopedagogia que se preocupou com a epistemologia da psicopedagogia e propôs estudos fundamentados no que chamou de Epistemologia Convergente, que é resultado da assimilação recíproca de conhecimentos fundamentados no construtivismo, no estruturalismo construtivista e no interacionismo.