Questões da prova:
Universidade Federal do Minas Gerais - 2023 - Universidade Federal de Minas Gerais - Pedagogo
limpar filtros
35 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 7
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Universidade Federal de Minas Gerais
Disciplina:
Pedagogia
Ainda sobre o projeto político-pedagógico, Ilma Passos A. Veiga, no texto “Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível” (1998), é CORRETO afirmar que o projeto político-pedagógico
Concurso:
Universidade Federal de Minas Gerais
Disciplina:
Pedagogia
Segundo Ilma Passos A. Veiga, no texto “Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível” (1998), é CORRETO afirmar que os princípios norteadores do PPP são:
Concurso:
Universidade Federal de Minas Gerais
Disciplina:
Pedagogia
Luckesi (2018) aponta que, até finais de 1980, predominava na prática educativa no Brasil a tendência de atribuir ao estudante individual a responsabilidade pelo próprio insucesso escolar. A partir das últimas décadas do século XX, inicia-se um movimento de olhar para a instituição e os sistemas de ensino como responsáveis pelo fracasso escolar.
Considere as afirmativas a seguir a respeito da abrangência da avaliação em educação e assinale com (V) as VERDADEIRAS e com (F) as FALSAS, considerando a legislação educacional e as proposições de Luckesi.
( ) A avaliação institucional permite subsidiar a tomada de decisões visando garantir o desempenho ou resultados satisfatórios, como instituição.
( ) O Índice da Educação Básica (IDEB) permite conhecer o resultado de cada instituição de ensino, como um todo. O IDEB atua, pois, na avaliação da instituição escolar e nos sistemas de ensino.
( ) SAEB e ENEM fazem parte do sistema de avaliação da Educação Básica; enquanto o SINAES está voltado para a avaliação do Ensino Superior.
( ) O Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior compreende a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes.
( ) Todas as formas de avaliação - da aprendizagem, institucional e de larga escala, são fundamentais para a administração satisfatória da educação, permitindo a tomada de decisões, seja no atendimento aos estudantes ou na proposição de políticas de melhoria das condições para a realização do desempenho almejado.
A sequência CORRETA é:
Considere as afirmativas a seguir a respeito da abrangência da avaliação em educação e assinale com (V) as VERDADEIRAS e com (F) as FALSAS, considerando a legislação educacional e as proposições de Luckesi.
( ) A avaliação institucional permite subsidiar a tomada de decisões visando garantir o desempenho ou resultados satisfatórios, como instituição.
( ) O Índice da Educação Básica (IDEB) permite conhecer o resultado de cada instituição de ensino, como um todo. O IDEB atua, pois, na avaliação da instituição escolar e nos sistemas de ensino.
( ) SAEB e ENEM fazem parte do sistema de avaliação da Educação Básica; enquanto o SINAES está voltado para a avaliação do Ensino Superior.
( ) O Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior compreende a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes.
( ) Todas as formas de avaliação - da aprendizagem, institucional e de larga escala, são fundamentais para a administração satisfatória da educação, permitindo a tomada de decisões, seja no atendimento aos estudantes ou na proposição de políticas de melhoria das condições para a realização do desempenho almejado.
A sequência CORRETA é:
Concurso:
Universidade Federal de Minas Gerais
Disciplina:
Pedagogia
A Lei 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional previa uma base nacional comum em todos os currículos da educação infantil, ensino fundamental e médio.
Com base nas afirmativas abaixo e tendo como referência o estudo do texto de Cury, Reis e Zanardi: “Base Nacional Comum Curricular: dilemas e perspectivas” (2018), são conclusões dos autores a respeito do processo de construção da BNCC, na perspectiva de estudo sobre currículos:
I - A BNCC reduz o conceito de currículo, significando apenas o “caminho” ao que se deseja ensinar.
II - A BNCC é uma proposta curricular obrigatória e imobilizadora que parte do centro do poder para todas as escolas, se contrapondo ao movimento dialético e dialógico o qual permeia a busca por soluções no interior da escola.
III - A BNCC se situa no contexto de medidas e de soluções para a superação da crise da educação que se desenvolve no interior de um sistema seletivo e meritocrático o qual não contempla todas as pessoas em um sistema capitalista.
IV - A BNCC compreende que o currículo é um produto que possibilita resultados quantificáveis o que implica em um reducionismo do processo educativo enquanto humanizador.
Estão CORRETAS as afirmativas
Com base nas afirmativas abaixo e tendo como referência o estudo do texto de Cury, Reis e Zanardi: “Base Nacional Comum Curricular: dilemas e perspectivas” (2018), são conclusões dos autores a respeito do processo de construção da BNCC, na perspectiva de estudo sobre currículos:
I - A BNCC reduz o conceito de currículo, significando apenas o “caminho” ao que se deseja ensinar.
II - A BNCC é uma proposta curricular obrigatória e imobilizadora que parte do centro do poder para todas as escolas, se contrapondo ao movimento dialético e dialógico o qual permeia a busca por soluções no interior da escola.
III - A BNCC se situa no contexto de medidas e de soluções para a superação da crise da educação que se desenvolve no interior de um sistema seletivo e meritocrático o qual não contempla todas as pessoas em um sistema capitalista.
IV - A BNCC compreende que o currículo é um produto que possibilita resultados quantificáveis o que implica em um reducionismo do processo educativo enquanto humanizador.
Estão CORRETAS as afirmativas
Concurso:
Universidade Federal de Minas Gerais
Disciplina:
Pedagogia
Na perspectiva de Libâneo (2020), “uma escola socialmente justa” é caracterizada por, EXCETO: