limpar filtros
Questões por página:
Recentemente, um enfermeiro assumiu a coordenação da Unidade Central de Materiais e Esterilização de um hospital. Diante dessa nova realidade, o profissional sentiu a necessidade de dimensionar o número de profissionais necessários para o setor. Para tanto, norteou-se na Resolução nº 543 de 18 de abril de 2017, do Conselho Federal de Enfermagem, que atualiza e estabelece parâmetros para o dimensionamento do quadro de profissionais de Enfermagem nos serviços/locais em que são realizadas atividades dessa natureza.
Considerando-se o contexto da Unidade Central de Materiais e Esterilização e a Resolução descrita, é CORRETO afirmar que
Os casos de sífilis têm aumentado no Brasil, especialmente entre gestantes e adolescentes. A sífilis é uma infecção bacteriana sistêmica, crônica, curável e exclusiva do ser humano. Quando não tratada, evolui para estágios de gravidade variada, podendo acometer diversos órgãos e sistemas do corpo.

Sobre essa IST, suas consequências e tratamento, é CORRETO afirmar que
Sobre o uso dos métodos contraceptivos, é CORRETO afirmar que
Uma jovem de 17 anos buscou o serviço de saúde hoje, devido a atraso menstrual e prurido vulvar. Durante a entrevista, ela respondeu ao enfermeiro que sua última menstruação foi há cerca de 2 meses, que já iniciou a vida sexual e que notou um corrimento vaginal esbranquiçado.
Diante dessas queixas, analise as afirmativas abaixo relativas às condutas do enfermeiro:
I - Como se trata de uma adolescente, provavelmente grávida, o profissional deve chamar os pais da jovem antes de implementar qualquer intervenção.
II - Orientar sobre atrasos menstruais comuns na adolescência tardia e oferecer o teste de gravidez. Além disso, deve orientar a jovem sobre sexo seguro e contracepção.
III - Caso o teste de gravidez seja negativo, o atraso menstrual deverá ser investigado. Além disso, deve-se orientar a jovem sobre sua saúde sexual e reprodutiva.
IV - Proceder o teste de gravidez com o consentimento da jovem, iniciar tratamento tópico para provável candidíase em curso, orientar sobre sexo seguro e contracepção, e oferecer os testes rápidos para ISTs.
Em relação a essas assertivas, é CORRETO afirmar que
Sobre a Vigilância em Saúde e a Política Nacional de Vigilância em Saúde, é INCORRETO afirmar que