limpar filtros
Questões por página:
As doenças crônicas ocorrem em pessoas de todos os grupos etários, níveis socioeconômicos, etnias e culturas. Até 2030, estima-se que 167 milhões de pessoas terão uma doença ou distúrbio crônico. Uma quantidade crescente de doenças crônicas afeta os idosos, que usam mais medicamentos que qualquer outro grupo etário e estão mais susceptíveis aos eventos adversos relacionados a esses eventos.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando as alterações sistêmicas com as respostas alteradas a fármacos em pessoas idosas.

Coluna I
1. Redução do ácido gástrico, pH aumentado, motilidade gastrintestinal reduzida.2. Diminuição do débito cardíaco e perfusão hepática.3. Diminuição do fluxo sanguíneo renal, perda de néfrons funcionantes, diminuição da eficiência renal.4. Diminuição da massa corporal magra.
Coluna II
( ) Ação prolongada, acúmulo e toxicidade ao fármaco; atraso na degradação de medicamentos. ( ) Pico de ação de medicamentos mais elevado. ( ) Redução da taxa de absorção do fármaco.
( ) Diminuição da taxa de eliminação e maior duração de ação.
Assinale a sequência CORRETA.
A Portaria do Ministério da Saúde nº 3.588, de 21 de dezembro de 2017, altera as Portarias de Consolidação nº 3 e nº 6, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre a Rede de Atenção Psicossocial, e dá outras providências. Dentre as suas descrições, o Artigo 50-C apresenta as diretrizes de funcionamento dos Centros de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas do tipo IV (CAPS AD IV).

A respeito dessas diretrizes de funcionamento, é CORRETO afirmar que o Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas do tipo IV deve

Leia a tirinha a seguir:


Imagem associada para resolução da questão

O álcool etílico é uma substância psicotrópica que afeta o humor, o julgamento, o comportamento, a concentração e a consciência. Muitos etilistas são adultos jovens ou idosos e existe alta prevalência de alcoolismo nas pessoas que recebem atendimento de urgência/emergência.

Sobre o atendimento a esse agravo, é CORRETO afirmar que

A ocorrência de infecção urinária ou bacteriúria aumenta com a idade e a incapacidade; e as mulheres são mais susceptíveis a essa condição que os homens. Essa infecção é a segunda mais comum no corpo; em pacientes com 65 anos ou mais, é a causa mais comum de sepse por microrganismos gram-negativos e está associada à taxa de mortalidade superior a 50%.
Sobre a infecção urinária, é INCORRETO afirmar que
Constipação, cuja definição é “diminuição na frequência normal de evacuação, acompanhada por passagem de fezes difícil ou incompleta e/ou eliminação de fezes excessivamente duras e secas” é uma das condições clínicas mais frequentes entre idosos.
Em relação ao diagnóstico supracitado, é INCORRETO afirmar que