Questões da prova:
IFB - 2016 - IFB - Professor - Filosofia
limpar filtros
50 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 10
Questões por página:
Questões por página:
Habermas em sua obra Verdade e Justificação avalia uma possível analogia entre a correção de normas morais e a verdade de proposições descritivas. Leia as afirmações sobre a correção de normas morais e a verdade de proposições descritivas abaixo. I) Verdade é um conceito que transcende toda a justificação e que não pode ser identificado como assertibilidade idealmente justificada. II) O aspecto incondicional da verdade só pode ser explicado no contexto da ação e não no contexto do discurso. III) A correção moral é imanente à justificação. IV) Para a correção moral é impossível atribuir um aspecto incondicional, visto que o mundo social não é indisponível à ação. V) A analogia entre verdade e correção moral só pode ser feita para além do plano do discurso. Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmações CORRETAS de acordo com a posição de Habermas.
Assinale a alternativa que apresenta o fundamento da teoria crítica da sociedade elaborada por Habermas em sua obra Teoria do agir comunicativo.
Chalmers (1993) ao discutir a filosofia da Ciência em seu livro “O que é a Ciência afinal?” procurou familiarizar-se com as teorias sobre a Ciência. Logo no primeiro capítulo ele discute o Indutivismo e a Ciência como conhecimento derivado dos dados da experiência. O autor trata neste capítulo dos seguintes assuntos, EXCETO:
Ao apresentar a obra “Concepção Dialética da História” de Gramsci, Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder, anunciam um novo texto de Gramsci que deveria ser publicado, onde o filósofo italiano desenvolveria a “teoria da vontade coletiva” apenas esboçada no livro que apresentavam. No novo texto, Gramsci propõe uma ação revolucionária, no sentido da hegemonia político-econômica e cultural com vistas a reunificar a humanidade. Neste contexto “o Partido” é definido com as expressões abaixo, EXCETO:
No “Manifesto Comunista” Marx e Engels afirmam que o objetivo imediato dos comunistas é o mesmo que o de todos os demais partidos proletários, a saber: I) Constituição dos proletários em classe. II) O pagamento de salários justos. III) Derrubada da supremacia da burguesia. IV) Conquista do poder político pelo proletariado. V) Abolição da propriedade em geral. Estão CORRETAS as afirmações: