Questões da prova:
IFB - 2016 - IFB - Professor - Filosofia
limpar filtros
50 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 10
Questões por página:
Questões por página:
Em 1883, no prefácio à edição alemã do Manifesto do Partido Comunista, Engels apontava “O pensamento fundamental que percorre o Manifesto — este pensamento fundamental pertence única e exclusivamente a Marx. Julgue as afirmativas abaixo como (V) VERDADEIRAS ou (F) FALSAS: ( ) A produção econômica, e a articulação social que dela com necessidade decorre, de qualquer época histórica forma a base da história política e intelectual dessa época. ( ) Toda a vida social é essencialmente prática. Todos os mistérios que levam a teoria ao misticismo encontram a sua solução racional na práxis humana e no compreender desta práxis. ( ) Toda a história tem sido uma história de lutas de classes, lutas entre classes exploradas e exploradoras, dominadas e dominantes, em diversos estádios do desenvolvimento social. ( ) A luta de classes, atingiu um estádio em que a classe explorada e oprimida já não se pode libertar da classe exploradora e opressora sem simultaneamente libertar para sempre a sociedade toda da exploração, da opressão e das lutas de classes. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Marx e Engels afirmam no Manifesto do Partido Comunista: “Já antes vimos que o primeiro passo na revolução operária é a elevação do proletariado a classe dominante, a conquista da democracia pela luta. [...] Naturalmente isto só pode primeiro acontecer por meio de intervenções despóticas no direito de propriedade e nas relações de produção burguesas, através de medidas, portanto, que economicamente parecem insuficientes e insustentáveis, mas que no decurso do movimento levam para além de si mesmas e são inevitáveis como meios de revolucionamento de todo o modo de produção. Estas medidas serão naturalmente diversas consoante os diversos países. Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao pensamento dos filósofos citados acima em relação aos países mais avançados.
Conhecer as principais correntes da Filosofia da Ciência é algo essencial para quem pretende se especializar em uma forma de conhecimento. Assim sendo, numere as frases abaixo relacionando o número com os pensadores obedecendo a seguinte critério: I) Lakatos II) Popper III) Feyerabend IV) Kuhn V) Ravetz ( ) A ideia de que a ciência pode e deve ser governada de acordo com regras fixas e universais é simultaneamente não-realista e perniciosa. ( ) Eu posso [...] admitir alegremente que falsificacionistas como eu preferem uma tentativa de resolver um problema interessante por uma conjectura audaciosa. ( ) O núcleo irredutível de um programa é tornado infalsificável pela “decisão metodológica de seus protagonistas”. ( ) O conhecimento científico é realizado por um esforço social complexo, e é obtido do trabalho de muitos artífices em sua interação muito especial com o mundo da natureza. ( ) Substituiu o termo chave de sua teoria pelo termo “Matriz disciplinar” em sentido mais geral, e “exemplar” para tratá-lo em sentido mais restrito. A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Ao discutir a Filosofia Política de Maquiavel fica mais fácil compreender as manobras políticas contemporâneas. O filósofo ao discorrer sobre o “Principado Civil” (O Príncipe, cap. IX), debatendo os cuidados que se deve ter tendo em vista a forma como chegou ao poder, afirma: I) o principado é causado pelo povo ou pelos poderosos, conforme haja oportunidade de agir para uma ou outra destas partes; II) o povo vendo que não pode resistir aos poderosos, volta a atenção a um, e o elege príncipe, para poder defender-se com a autoridade dele; III) aquele que atinge o principado com a ajuda dos poderosos consegue manter-se com mais facilidade no poder; IV) aquele que chega ao principado com o favor popular, acha-se só, e tem em torno de si ou nenhum ou pouquíssimos que não estão preparados para obedecê-lo; V) do povo inimigo o príncipe nunca pode estar seguro, por serem muitos, ao passo que pode defender-se contra os poderosos, por serem poucos. Estão CORRETAS as afirmativas:
Estudar as lições de Maquiavel é uma forma de discutir as ações políticas do mundo contemporâneo. Em suas lições de filosofia política, Maquiavel fala de um príncipe contemporâneo dele que somente pregava a paz e a fé, mas que era inimigo das duas, pois se “tivesse observado uma ou outra, teria muitas vezes perdido a reputação e o poder” (O Príncipe, Cap. XVIII, p.115). Maquiavel utiliza todos os argumentos abaixo para convencer o Príncipe a agir deste modo, EXCETO: