limpar filtros
Questões por página:
O paradigma esportivo pautado no rendimento atlético e na aptidão física foi base da Educação Física na maior parte do século XX. Para Castellani Filho (2013), é somente a partir da década de 1980 que resistências contra-hegemônicas apresentaram para o esporte um novo paradigma de caráter:
De acordo com Soares et al. (2012), o ensino da Educação Física tem um sentido lúdico, que visa a instigar a:
O desenvolvimento motor pode ser dividido em fases e estágios. Nesse sentido, Gallahue e Ozmun (2005) afirmam que o estágio de utilização permanente representa o:
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), é dever da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes a:
Freire (2009) discorda que a Educação Física deva servir para padronizar os movimentos das crianças, por não acreditar que esse tipo de padrão exista. Acreditar na padronização do movimento humano seria acreditar na padronização do próprio mundo. O autor constata, enquanto manifestação dos estudantes, a “organização de movimentos construídos pelos sujeitos, em cada situação, construções essas que dependem, tanto dos recursos biológicos e psicológicos de cada pessoa, quanto das condições do meio ambiente em que ela vive.” (p.19). Freire (2009) chama essa manifestação de: