Questões da prova:
FGV - 2024 - Prefeitura de Vitória - ES - Professor - Educação Especial
limpar filtros
60 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 12
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Vitória - ES
Disciplina:
Libras
As alunas surdas Silvia e Katia, matriculadas na Educação de Jovens e Adultos, estavam conversando sobre uma situação familiar e uma delas utilizou um sinal em seu discurso, se referindo aos cuidados com sua avó.
Em Libras, a flexão de aspecto está relacionada com as formas e a duração dos movimentos.
Assinale a opção que apresenta o tipo de flexão que se refere a realização de ação incessante.
Em Libras, a flexão de aspecto está relacionada com as formas e a duração dos movimentos.
Assinale a opção que apresenta o tipo de flexão que se refere a realização de ação incessante.
Concurso:
Prefeitura de Vitória - ES
Disciplina:
Libras
A função do Intérprete Educacional não se limita apenas à interpretação dos conteúdos escolares, mas se amplia na construção do conhecimento e na formação do surdo. (LACERDA-2017)
Para melhorar sua atuação no ambiente escolar, no contato com o aluno surdo e o professor, esse profissional deve
Para melhorar sua atuação no ambiente escolar, no contato com o aluno surdo e o professor, esse profissional deve
Concurso:
Prefeitura de Vitória - ES
Disciplina:
Libras
Em Libras, são gramaticais todas as frases na ordem SVO (SujeitoVerbo-Objeto). Outras ordenações que encontramos na Libras são resultados de interação de outros mecanismos gramaticais.
Assinale a opção que apresenta a derivação da ordem SVO pela possibilidade de omitir-se tanto o sujeito como o objeto nas construções com verbos com concordância.
Assinale a opção que apresenta a derivação da ordem SVO pela possibilidade de omitir-se tanto o sujeito como o objeto nas construções com verbos com concordância.
Concurso:
Prefeitura de Vitória - ES
Disciplina:
Libras
Alfredo, aluno surdo do 5º ano do ensino fundamental, que está em processo de aprendizagem da Libras, observou que o intérprete utilizou um mesmo sinal em duas situações (enunciados), mas com expressões faciais diferentes. São elas: — Que susto, achei que tinha perdido a carteira! — Que surpresa, não sabia que você viria!
As expressões não-manuais em Libras são amplamente utilizadas em gêneros discursivos, onde ocorrem vários enunciados de sentenças que expressam a realidade do contexto.
Assinale a opção que apresenta o contexto das expressões não-manuais exclamativas no caso citado.
As expressões não-manuais em Libras são amplamente utilizadas em gêneros discursivos, onde ocorrem vários enunciados de sentenças que expressam a realidade do contexto.
Assinale a opção que apresenta o contexto das expressões não-manuais exclamativas no caso citado.
Concurso:
Prefeitura de Vitória - ES
Disciplina:
Libras
Em Libras, os verbos são, basicamente, divididos em três classes. Relacione as classes de verbos e suas definições com os exemplos de verbos sinalizados.
1. Verbos simples ou sem concordância- não se flexionam em pessoa e número e costumam ser articulados ancorados ao corpo ou bem próximo a ele, usando pouco o espaço de sinalização. 2. Verbos com concordância- se flexionam em pessoa, número e aspecto por meio da orientação da mão que indica o ponto de partida e chegada do verbo. 3. Verbos espaciais- possuem afixos locativos associados a eles, sendo a direção do movimento e o locativo como características primordiais para a concordância da sentença.
Assinale a relação correta, na ordem apresentada.
1. Verbos simples ou sem concordância- não se flexionam em pessoa e número e costumam ser articulados ancorados ao corpo ou bem próximo a ele, usando pouco o espaço de sinalização. 2. Verbos com concordância- se flexionam em pessoa, número e aspecto por meio da orientação da mão que indica o ponto de partida e chegada do verbo. 3. Verbos espaciais- possuem afixos locativos associados a eles, sendo a direção do movimento e o locativo como características primordiais para a concordância da sentença.
Assinale a relação correta, na ordem apresentada.