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FGV - 2024 - Prefeitura de Vitória - ES - Professor - Educação Especial
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Concurso:
Prefeitura de Vitória - ES
Disciplina:
Libras
Em Língua de Sinais, no processo de derivação, existem morfemas presos e livres. Os morfemas presos, unidades mínimas com significado que não ocorrem isoladamente, são conhecidos como um processo de incorporação de numeral. Já os morfemas livres podem ocorrer isoladamente, mas quando seus elementos constitutivos se articulam juntos, o resultado é uma unidade com significado.
Assinale a opção que apresenta um sinal que exemplifica um morfema preso.
Assinale a opção que apresenta um sinal que exemplifica um morfema preso.
Concurso:
Prefeitura de Vitória - ES
Disciplina:
Libras
O alfabeto soletrado manualmente, é um conjunto de configurações de mão que representam o alfabeto português. (QUADROS e KARNOPP- 2004)
Os sinalizantes de Libras soletram palavras da língua portuguesa, em vários contextos, quando não há um sinal equivalente.
Assinale a opção que define a soletração manual.
Os sinalizantes de Libras soletram palavras da língua portuguesa, em vários contextos, quando não há um sinal equivalente.
Assinale a opção que define a soletração manual.
Concurso:
Prefeitura de Vitória - ES
Disciplina:
Libras
Saussure ([1916] 1995, p.17) citando Whitney, afirma que (...) para Whitney, que considera a língua uma instituição social da mesma espécie que todas as outras, é por acaso e por simples razões de comodidade que nos servimos do aparelho vocal como instrumento da língua; os homens poderiam também ter escolhido o gesto e empregar imagens visuais em lugar de imagens acústicas.
As línguas de sinais são consideradas, pela linguística, como línguas naturais ou com um sistema linguístico legítimo e não como problema do surdo ou uma patologia da linguagem. Portanto a língua de sinais atende a todos os critérios linguísticos de uma língua, no léxico, na sintaxe e na capacidade de gerar uma quantidade infinita de sentenças.
Assinale a opção que apresenta os parâmetros da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
As línguas de sinais são consideradas, pela linguística, como línguas naturais ou com um sistema linguístico legítimo e não como problema do surdo ou uma patologia da linguagem. Portanto a língua de sinais atende a todos os critérios linguísticos de uma língua, no léxico, na sintaxe e na capacidade de gerar uma quantidade infinita de sentenças.
Assinale a opção que apresenta os parâmetros da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Concurso:
Prefeitura de Vitória - ES
Disciplina:
Libras
Jonas, professor surdo e Alfredo, tradutor e intérprete de Libras, estão em fase de pesquisa de seus mestrados sobre os Aspectos Linguísticos da Libras. Eles observaram, em uma roda de conversa de alunos surdos, durante o intervalo, um sinal que apresenta uma condição de simetria, no aspecto das restrições fonológicas em diferentes tipos de sinais que envolvem as duas mãos.
Assinale a opção que apresenta o sinal de que a configuração de mãos deve ser a mesma para as duas mãos, a locação também deve ser a mesma ou manter lado a lado, e o movimento deve ser simultâneo ou alternado.
Assinale a opção que apresenta o sinal de que a configuração de mãos deve ser a mesma para as duas mãos, a locação também deve ser a mesma ou manter lado a lado, e o movimento deve ser simultâneo ou alternado.
Concurso:
Prefeitura de Vitória - ES
Disciplina:
Libras
A comunicação por meio da língua de sinais é uma prática antiga na história e já na Grécia antiga havia relato de pessoas que se comunicavam por sinais, mas muitos eram marginalizados e vítimas de preconceitos.
Relacione as personalidades a seguir, que implementaram um trabalho educativo com a língua de sinais, ao longo do tempo, com suas breves descrições.
1. Pedro Ponce de León 2. Charles Michel de l’Épée 3. Ernest Huet
( ) Professor surdo com experiência de mestrado e cursos em Paris, misturou a língua de sinais francesa com os sistemas já usados pelos surdos de várias regiões do Brasil, a LIBRAS. ( ) Monge beneditino que utilizava o método da datilologia, escrita e oralização, mas não pode publicar nada, pois na época era segredo a educação de surdos. ( ) Treinou inúmeros professores para surdos publicando sobre o ensino dos surdos e mudos por meio de sinais metódicos, colocando as regras sintáticas e o alfabeto manual.
A relação correta, na ordem apresentada, é:
Relacione as personalidades a seguir, que implementaram um trabalho educativo com a língua de sinais, ao longo do tempo, com suas breves descrições.
1. Pedro Ponce de León 2. Charles Michel de l’Épée 3. Ernest Huet
( ) Professor surdo com experiência de mestrado e cursos em Paris, misturou a língua de sinais francesa com os sistemas já usados pelos surdos de várias regiões do Brasil, a LIBRAS. ( ) Monge beneditino que utilizava o método da datilologia, escrita e oralização, mas não pode publicar nada, pois na época era segredo a educação de surdos. ( ) Treinou inúmeros professores para surdos publicando sobre o ensino dos surdos e mudos por meio de sinais metódicos, colocando as regras sintáticas e o alfabeto manual.
A relação correta, na ordem apresentada, é: