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Analise as afirmativas a seguir:


I. O currículo tem um caráter político, ideológico e filosófico.

II. O currículo não se trata de buscar resolver as dificuldades ou problemas de aprendizagem, mas, sobretudo, de ampliar as possibilidades de conhecimento.

III. O currículo é o instrumento mais importante na organização da escola e na orientação da prática docente.


Marque a alternativa correta:

Criado pela Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), o Conselho Tutelar configura-se como sendo
Segundo o Art.4º da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, a criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
De acordo com o ECA, essa garantia de prioridade compreende:

I. primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias; II. precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública; III. preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas; IV. destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

Sobre as afirmativas podemos concluir:
Durante uma atividade em sala de aula, um aluno do 8º ano menciona que deseja ser tratado por um nome diferente daquele que consta em seu registro, afirmando que esse novo nome reflete sua identidade de gênero. Alguns colegas reagem com risadas, e outros se mostram confusos. O professor, diante dessa situação, precisa adotar uma abordagem que considere os direitos do aluno e a inclusão escolar, levando em conta a diversidade de gênero e sexualidade na educação. Nessa perspectiva, qual a atitude pedagógica mais adequada, conforme as diretrizes inclusivas e de respeito à identidade de gênero nas escolas, o professor pode adotar?
Em uma turma do 9º ano, um grupo de alunos constantemente interrompe as aulas com brincadeiras e conversas paralelas, o que afeta o ritmo de aprendizado dos demais. O professor já tentou medidas corretivas individuais, como diálogo e advertências, mas a situação persiste, gerando desconforto para os demais alunos e interferindo na qualidade das atividades pedagógicas. Diante dessa situação, a ação mais eficaz que o professor poderia adotar para resolver o problema a longo prazo seria